Liderar não é dar todas as respostas!

No post de hoje vou falar sobre uma questão do dia a dia da liderança, a comunicação com a equipe, para ser mais específico, vou falar sobre porque o líder não deve dar todas as respostas para o seu time.

É muito comum que a equipe venha procurar o líder com dúvidas e questionamentos, principalmente quando algo dá errado ou quando precisam tomar uma decisão e escolher um caminho para seguir em frente.

A resposta natural da maioria dos líderes é responder com prontidão a essas questões, mostrando para sua equipe quais as melhores opções e utilizando a sua experiência para escolher os melhores caminhos. Essa é a maneira mais óbvia e até mais produtiva de agir, quando pensamos no curto prazo.

No curto prazo, ao dar as respostas prontas para sua equipe, o líder economiza tempo. Porém, ele perde uma grande oportunidade de desenvolver as pessoas. Auxiliar o liderado a buscar suas próprias respostas é uma das formas mais efetivas do líder desenvolver a autonomia, a capacidade de tomar decisões e de analisar diferentes variáveis na sua equipe.

Ao devolver as perguntas para equipe e provocar as pessoas a buscarem as respostas, o líder estimula o aprendizado, fazendo com que cada pessoa passe a estruturar pensamentos por si própria e assim não espere que tudo sempre parta do líder.

Dar respostas prontas é bem mais cômodo do que ensinar as pessoas a se responsabilizarem por buscar suas próprias respostas, mas não é oferecendo todas as respostas que o líder irá desenvolver o senso crítico e a responsabilidade na sua equipe.

Não entenda com isso, que estou dizendo que o líder não deva usar a sua experiência para guiar a equipe ou para validar as respostas produzidas por eles. O ponto em questão é não entregar as respostas prontas, permitindo que a equipe possa emitir a sua opinião, ganhar auto estima e desenvolver a sua responsabilidade por construir as próprias respostas.

Anúncios

Um comentário sobre “Liderar não é dar todas as respostas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s