Comunique a estratégia!

Comunicação é uma competência indispensável para a liderança. É a comunicação que dispara o processo de influência do líder com a sua equipe. E é a comunicação que garante o alinhamento da equipe com a liderança e com a estratégia da empresa.

Pode parecer óbvio o que vou dizer agora, mas no dia a dia isso acontece bastante: as pessoas não podem colocar em prática o que não entendem.” São poucos os planos estratégicos que detalham as implicações para os colaboradores, para os procedimentos que realizam e para os pontos de contato com o cliente, nos quais o valor é criado ou destruído

Se a estratégia não é “traduzida” para que cada colaborador saiba qual o seu papel para transformar essa estratégia em resultados, dificilmente a equipe será capaz de apoiar a liderança na concretização do plano estratégico.

Alguns líderes não reconhecem o valor de compartilhar e “traduzir” a estratégia para suas equipes, outros temem o vazamento da estratégia para a concorrência, por esses e por outros motivos, as equipes não recebem a carga de informações necessárias para entender como o seu trabalho se conecta com a estratégia da empresa.

Muitas vezes os líderes, principalmente os altos executivos, desenham a estratégia sem levar em conta a realidade enfrentada pelas equipes. É preciso considerar as dificuldades de execução na hora de definir a estratégia e planejar como será feita essa tradução. Como os líderes irão comunicar a estratégia para suas equipes, para que elas possam trabalhar em concordância com a visão de longo prazo da empresa.

Segundo a revista Harvard Business Review, pesquisas revelam que menos de 10% dos planos estratégicos das empresas são efetivamente executados, apontando como principal causa o afastamento dos estrategistas do contato com os colaboradores e clientes.

Uma grande história que não é compartilhada perde o seu valor. A liderança precisa assumir o papel de comunicar a estratégia para suas equipes, repetindo isso quantas vezes forem necessárias para que a equipe assimile a informação

No papel de líder, você consegue comunicar a estratégia da empresa para sua equipe e traduzi-la em ações práticas do dia a dia?

Um comentário sobre “Comunique a estratégia!

  1. Muito bom Sergio!

    Entendo que quando se fala em estratégia e desdobramentos, a cultura da empresa tem papel fundamental e a atuação do líder e liderados neste contexto se torna mais fluída!

    Empresas de cultura forte, contratam e mantêm pessoas alinhadas as suas missões, visões e valores, de maneira natural (sem a decoreba do quadrinho da parede) e até buscando diversidade de talentos dentro de seus propósitos. As pessoas levam a cultura forte para seus lares.

    Um empresa de cultura frágil ou sem cultura definida (talvez até baseada no humor do proprietário), contrata e mantém pessoas com propósitos frágeis, voláteis ou até indefinidos, mas que possuem um cultura em seus lares e assim cada um traz a sua para a empresa.
    Por afinidade de culturas formam-se feudos e consequentemente várias pequenas empresas concorrentes dentro de uma única empresa que precisa de pessoas colaborando para vencer a concorrência externa e não competindo internamente reduzindo o resultado geral.

    Na minha opinião, este é ponto fundamental que todas as lideranças precisam cuidar dentro das empresas, tornado assim a estratégia mais alinhada e fluída, comunicada em “vocabulário” familiar e propósitos macro entendidos e conhecidos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s