Feedback – uma ferramenta para o desenvolvimento de pessoas

Não me canso de dizer que a maior função de um gestor é conquistar resultados através da sua equipe.

Para conquistar resultados consistentes no longo prazo o gestor precisa se empenhar em desenvolver sua equipe e formar sua sucessão. Existem duas ferramentas infalíveis para que o gestor possa desenvolver pessoas: Feedback e Coaching.

As pessoas precisam de ajuda para se desenvolver e o gestor, mais do que ninguém, pode ajudá-las nesse processo. É comum confundir feedback com coaching e aplicar essas duas ferramentas sem nenhum método ou planejamento, o problema é que com isso o gestor não alcança os resultados desejados e acaba ficando descrente em relação as ferramentas.

O primeiro passo para obter resultados é saber diferenciar feedback de coaching e assim avaliar quando utilizar cada uma das duas ferramentas. Ser honesto, transparente e franco é indispensável tanto para o Coaching como para o Feedback.

O Coaching é um processo de orientação, no qual o coachee deve identificar qual é o seu momento atual e onde ele gostaria de chegar, junto com o coach traçarão o passo a passo para que esse objetivo seja atingido e desenvolverão as competências necessárias para chegar lá. Neste contexto percebemos como o Coaching é algo relacionado com o futuro.

Já o Feedback está relacionado com o passado e pode ser positivo ou construtivo. É uma informação sobre o desempenho ou conduta da pessoa.

Neste post vamos focar no Feedback, já que essa é a ferramenta mais utilizada pelos gestores. Quando bem administrado, o feedback edifica conhecimentos e habilidades, aumenta a motivação e desenvolve hábitos de reflexão e análise de resultados na equipe.

O feedback deve oferecer informações sobre como está sendo o progresso da pessoa em relação a sua performance e exemplos para a resolução de problemas, assim como, fatos, positivos ou negativos, que flagram o comportamento da equipe.

Ao longo da minha carreira tive que desenvolver a minha habilidade de dar feedback, pude testar diversas técnicas e entender o que realmente funciona. A primeira coisa que aprendi foi que uma boa reunião de feedback demanda planejamento.

Quando o gestor se planeja ele é capaz de oferecer informações sobre o que o colaborador está fazendo, e não apenas elogios ou críticas. Informações específicas sobre como o colaborador está desempenhando suas tarefas são muito mais úteis que apenas um elogio ou uma crítica. É preciso deixar claro o que exatamente a pessoa está fazendo de certo ou de errado.

É importante que ao dar feedback o gestor seja específico, evitando feedbacks generalistas, pois as pessoas reagem melhor a feedbacks que não sejam ambíguos e permitam diversas interpretações.

O planejamento ajudará o gestor a estar preparado para contornar objeções e desculpas apresentadas pelo colaborador com fatos e informações consistentes.

Além de um bom planejamento, o gestor precisa conduzir a reunião de feedback de maneira adequada, para isso ele deve:

Construir um ambiente seguro – para tirar o melhor proveito do feedback a pessoa precisa se sentir segura. Não faça a pessoa se sentir mal e principalmente não a exponha em frente aos colegas de trabalho. Crie oportunidades para construir autoestima e habilidades.

Tipo do Feedback – Escolha o modelo certo de feedback. O feedback positivo (elogio), pode ser feito em particular ou em grupo. Já o feedback construtivo (críticas e correções) deve ser feito sempre em particular.

Seja Específico – apresente os fatos que você organizou durante o seu planejamento de forma objetiva e específica.

Limite seu Foco – em uma reunião de feedback você não deve discutir diversos assuntos, defina um foco específico para a reunião.

Confirme o entendimento – ao final do feedback pergunte se a pessoa entendeu tudo que foi apresentado e o que você espera que ela faça a partir de agora. Confirmar o entendimento é fundamental para alcançar bons resultados no futuro.

Luz no fim do túnel – sempre que o feedback for construtivo, ajude a pessoa a enxergar uma luz no fim do túnel, uma maneira de reverter a situação e evoluir. Informe que você acompanhará a performance dessa pessoa e a ajudará a ter sucesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s