Manipular ou inspirar

Existem duas maneiras de um líder colocar a sua equipe em movimento, através da manipulação ou da inspiração. Mas apenas uma delas consegue manter a equipe se movimentando, mesmo em momentos difíceis.

Grandes líderes são capazes de inspirar suas equipes a agir. Inspiração não está relacionada com incentivos externos ou recompensas. Uma equipe inspirada faz o que  é preciso e busca os resultados, não porque “deve”, mas sim porque “quer” fazer.

Ao liderar, utilizamos recursos de manipulação quase que sem perceber e acabamos confiando demais nessas estratégias para impulsionar a nossa equipe. Os dois recursos mais famosos e também mais utilizados são:

Recompensas Financeiras

As recompensas financeiras são indispensáveis, mas no longo prazo não mantém uma equipe inspirada. Os ganhos no curto prazo são fantásticos, mas é muito difícil para um líder manter apenas essa estratégia ao longo do tempo. Uma vez que a equipe está acostumada com as recompensas financeiras, fica muito difícil fazer com que eles façam as coisas quando não existem benefícios financeiros envolvidos.

Medo

O medo, real ou percebido, é o mais famoso instrumento de manipulação. Porém, um líder não desenvolve uma grande equipe baseada no medo.

Líderes que inspiram suas equipes não utilizam apenas estratégias de manipulação. São capazes de comunicar com clareza o porquê eles fazem o que fazem, o porquê de suas decisões e o porquê esperam que a sua equipe faça determinada tarefa ou conquiste determinado resultado.

Parece simples quando falamos, mas quando observamos as lideranças de perto, a grande maioria dos líderes apenas comunica para sua equipe o que deve ser feito. Em alguns casos, como deve ser feito, mas acabam por se esquecer do porquê.

A grande questão, é que apenas o porquê é capaz de inspirar as pessoas. Além disso, um grande líder é aquele que sabe como fazer e porque fazer as coisas, a verdadeira diferenciação nasce da intersecção do como se faz e do porque se faz.

Grandes resultados são fruto de grandes equipes e essas se formam apenas quando o líder consegue ajudar as pessoas a enxergarem o que ele enxerga, a acreditarem no que ele acredita.

Como está a sua gestão? Você utiliza apenas estratégias de manipulação ou busca inspirar a sua equipe?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s