Colocando a mão na massa!

Quando o assunto é liderança não existe regra única ou apenas um caminho a ser seguido, cada líder possui o seu estilo, personalidade e maneira de liderar. Dito isto, vale lembrar que existem algumas verdades que se aplicam a grande maioria dos líderes. Uma delas é a necessidade de liderar pelo exemplo.

O meu estilo de liderança é mais “mão na massa”, eu não acredito em status, mas sim na entrega de resultados. Isto não quer dizer que eu não delegue funções para minha equipe ou que eu não lhes conceda espaço e liberdade para trabalhar.

Porém, sempre que necessário, estou disposto a fazer junto com a equipe, a colocar a mão na massa, a modular comportamentos e atitudes, ajudando o time na conquista dos resultados.

Existe um grande ditado sobre liderança que diz: “Leaders work smarter, not harder”, adaptando para o português ficaria algo como: “Líderes trabalham com mais inteligência e menos suor”.

Eu infelizmente discordo, em partes, desta frase. Acredito que liderança seja uma combinação harmoniosa de estratégia, inteligência, experiência e muito trabalho duro.

Obviamente, um líder pode ser mais eficaz ao priorizar tarefas de forma efetiva, planejar bem o seu dia para aumentar a produtividade e delegar as tarefas certas, para as pessoas certas. Mas todo líder de sucesso que eu conheço, trabalha duro para conquistar os resultados junto com o seu time.

Grandes líderes empoderam suas equipes para fazer mais e conquistar mais resultados, utilizam suas experiências e conhecimentos para progredir e evitar erros já conhecidos.

Grandes resultados são fruto de trabalho duro. Uma boa liderança é feita com muito exemplo pessoal e presença. Ao demonstrar sua dedicação e crença nos objetivos da empresa, o líder inspira a sua equipe a agir da mesma forma e um ciclo virtuoso de bons resultados se instaura.

Não existe uma grande equipe sem um grande líder, e vice-versa. Uma boa liderança não pode ser exercida sem que o líder coloque a mão na massa e seja um bom exemplo para sua equipe.

Encerro o post de hoje com as sabias palavras de Estee Lauder: “Eu nunca sonhei com o sucesso. Eu trabalhei para isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s