Se temos tantos motivos para falhar, por que não desistimos agora?

O assunto do post de hoje pode até parecer motivacional, mas posso te garantir que é totalmente estratégico. Falarei sobre “Visão Positiva” e o seu impacto na gestão de pessoas e na conquista de resultados

Seja um novo projeto, uma meta desafiadora ou uma mudança interna, sempre que tentamos instaurar o novo, quebrar o status quo rumo a melhores resultados, iremos enfrentar um grande problema chamado: MEDO.

Em cenários futuros incertos, é natural que o medo e a insegurança se instaurem, dominando os pensamentos, os comportamentos e as ações. Levando a uma queda na confiança, diminuição da produtividade, falta de foco e um time pouco motivado.

É papel da liderança ser a luz no fim do túnel para sua equipe, iluminando um futuro positivo. Para liderar é preciso “olhar a floresta de cima”. Quando estamos no meio da mata fechada não conseguimos ver muito longe e saber que existe um riacho cristalino alguns quilômetros a frente. Porém, quando olhamos a floresta de cima, temos uma visão mais ampla, sabemos dos perigos e das oportunidades que estão a nossa volta.

Líderes precisam olhar a floresta de cima e compartilhar essa visão com a sua equipe. É a visão positiva do líder que guiará a equipe em tempos de crise e desafios, minimizando a insegurança, restabelecendo o foco e a produtividade.

O primeiro passo é compartilhar a sua visão. Grandes líderes compartilham suas crenças, seu otimismo e seu propósito com a sua equipe. Essa é a fase de inspiração, de construir um sonho compartilhado.

Visão sem execução é alucinação.” – Thomas Edison

 O segundo passo é criar um plano de ação que demonstre que esse sonho não é uma alucinação. Que é possível chegar lá, desde que cada um faça a sua parte e assuma a sua responsabilidade.

Uma visão positiva nos leva a planos poderosos, a ações concretas e resultados surpreendentes.

O terceiro passo é garantir que estão todos no mesmo ônibus e que esse ônibus tenha vários motoristas. Uma vez que você compartilhou a sua visão, é importante que cada pessoa na sua equipe entenda como ela pode contribuir com essa visão. Isso permite que todos possam se revezar no banco do motorista. Formando um grande grupo de motoristas, com a organização toda se movendo na mesma direção, com uma visão compartilhada, foco e propósito.

 

Por fim, o quarto passo é o líder pode transformar qualquer energia negativa em soluções positivas. Utilizando os desafios, problemas e reclamações como uma forma de gerar novas ideias, inovações e caminhos para o sucesso. Você pode encorajar a sua equipe a responder as seguintes questões:

  1. O que podemos aprender com esses desafios?
  2. Como podemos melhor em função disso?
  3. Quais são as oportunidades?
  4. O que precisamos fazer agora, para transformar esse desafio em uma oportunidade?

E mais importante de tudo, esses 04 passos não são algo para você fazer amanhã! São lições para você começar hoje mesmo a praticar com a sua equipe e transformar a sua visão positiva de futuro em realidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s