Todas as segundas-feiras eu compartilho com a minha rede uma frase sobre liderança que faça sentido para mim e que esteja em harmonia com os meus valores e crenças como líder.

Uma das frases que compartilhei, de autoria de Peter Schutz, ex-CEO da Porsche, que dizia “Contrate caráter, treine habilidades”, alcançou uma grande repercussão, sendo muito mais compartilhada do que qualquer outra frase que já postei.

Essa reação das pessoas me mostrou o quanto as empresas estão carentes de caráter e a grande dificuldade de recrutar pessoas com base nos seus valores e comportamentos. Isso traz à tona uma grande questão: como os líderes podem verdadeiramente contratar por caráter?

Vamos lembrar do livro de Jim Collins, Good to Great, em especial de um capítulo que na minha opinião é atemporal, o capítulo que diz que: “devemos colocar as pessoas certas no ônibus, retirar as pessoas erradas e colocar as pessoas certas nos lugares certos”.

Se eu disser que não podemos construir uma grande empresa sem uma grande equipe, todos irão concordar com essa afirmação. Mas se eu perguntar quantos líderes investem o mesmo tempo e energia para fazer uma nova contratação, que investem para avaliar um contrato ou uma proposta de investimento, acredito que teria poucas respostas positivas.

Contratar as pessoas certas e colocá-las nos lugares certos não é uma tarefa simples. Mas todo líder deve ter em mente uma premissa básica, recrutar não significa encontrar as pessoas com a experiência certa, mas sim, encontrar as pessoas com o mind-set certo.

Esse processo com certeza dará muito trabalho, mas a gestão da sua equipe e a conquista de resultados se tornará extremamente simples, quando boas contratações forem feitas.

A Fast Company apresenta 04 princípios que definem um bom processo de contrataçã

  1. O que você sabe pode mudar, quem você é não – mesmo que o candidato tenha a experiência ideal para a vaga, se ele não tiver a atitude correta não se iluda, ele não irá mudar.
  2. Você não conseguirá achar aquilo que não está procurando – entenda quais são as atitudes e comportamentos das pessoas que apresentam a melhor performance, então prepare um roteiro de entrevista que te ajude a identificar esses atributos nos candidatos.
  3. A melhor forma de avaliar pessoas é observá-las trabalhando – recrutamento interno pode ser uma ótima opção. Quando isso não for possível, você pode utilizar simulações.
  4. Você não poderá contratar pessoas que não se candidataram – invista em atrair talentos internos e externos, antes mesmo que você precise deles.

Algumas perguntas para refletir:

Você sabe quais são os comportamentos e atitudes que deve buscar nas suas novas contratações?

Você investe tempo e energia para contratar novos colaboradores?

Um comentário sobre “

  1. Boa discussão Sérgio! Assunto complexo.
    Concordo 100% com a frase, mas o problema está em realmente como recrutar o bom caráter. Principalmente olhando pelo fato de que algumas pessoas que não possuem bom caráter, agem exclusivamente para o benefício próprio e possuem uma habilidade inigualável de entender o que a outra pessoa quer ver e ouvir, mudando rapidamente a cena e o papel em uma atuação, muitas vezes sem ética.

    Lideres e empresas precisam estar seguras de si, saber seus pontos fracos e fragilidades e entender rapidamente quando alguém está tentando utiliza-los para benefício próprio.

    Autoconhecimento dentro da busca de pessoas com caráter adequando é fundamental.

    Concordo muito com o item 3 e entendo o ato da contratação como diário, até mesmo com quem já faz parte da equipe. As pessoas evoluem e crescem e nós instigamos a isto diariamente, então todos os dias temos pessoas pelo menos um pouco diferentes em nosso ambiente o que nos leva a fazer o exercício da contratação rotineiramente, entendendo a necessidade atual e futura da empresa e também cada profissional com sua história de crescimento e perspectivas de evolução.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s