Hoje ouvi uma história que me inspirou a escrever esse post:

Samuel J. Palmisano foi diretor executivo da IBM de 2002 até 2011, nesse período ele teve um gesto pequeno, porém de grande impacto na empresa, passou a chamar os seus líderes de “time de liderança”, mandando assim uma mensagem para toda a organização de que vencer era um esporte coletivo.

Todo grande líder compartilha do pensamento de Palmisano: “vencer é um esporte coletivo” e para ser coletivo, o líder precisa ter interesse genuíno em desenvolver uma grande equipe

É missão inegociável da liderança dar um direcionamento claro para a sua equipe, para que todos trabalhem como um ecossistema, a fim de serem verdadeiramente bem sucedidos.

Quando grandes talentos trabalham em desarmonia, por não entenderem que a empresa é um sistema no qual todas as partes estão interligadas e que o trabalho de uma pessoa, ou área, influencia diretamente no “bem estar” do todo, não formam uma grande equipe.

Para fazer com que esses talentos se alinhem em torno de um objetivo comum e trabalhem em colaboração, é preciso que a liderança dedique muita energia para desenvolver cada indivíduo e estabelecer o seu papel no time.

De nada vai adiantar um excelente Líder, com uma ótima comunicação, com exemplos fantásticos, se ele não consegue formar, motivar e reter sua equipe.

A melhor forma de construir uma equipe coesa, comprometida e bem capacitada é tendo interesse genuíno pelas pessoas e pelo seu desenvolvimento. Demonstrar interesse genuíno envolve investir tempo para conhecer os membros da sua equipe, ter empatia e se importar (respeitando os limites éticos) com suas vidas pessoais. Saber se todos estão bem, deve fazer parte da agenda de um gestor.

Será que na nossa concorrida agenda dedicamos tempo para saber como os membros da nossa equipe estão?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s