“Agir, eis a inteligência verdadeira”

O título desse post é um trecho de um poema de Fernando Pessoa que gosto muito, ele faz parte do Livro do Desassossego e diz o seguinte:

“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?”

Gosto desse poema na mesma medida que gosto de pessoas desassossegadas, isto é, que não se contentam com o status quo ou com o mais ou menos. Pessoas que estão sempre buscando ser e fazer o melhor.

Valorizo também a capacidade de realização. Afinal, de nada vale se incomodar com algo e não fazer nada para mudar e melhorar. É preciso ter capacidade de realizar, de gerar resultados a partir dessa inquietação.

A genialidade das palavras de Fernando Pessoa traduz exatamente o que espero da minha equipe como líder: RESULTADOS. Procuro recrutar e desenvolver pessoas com esse perfil, capazes de realizar e que não se contentam com o mediano, querem o melhor.

Pessoas que não esperam ter todas as condições e oportunidades, elas mesmas criam as suas oportunidades e escolhem entregar os melhores resultados.

Essa semana, na segunda-feira, postei uma frase de Henry Ford que dizia: “Não encontre DEFEITOS, encontre SOLUÇÕES”.

Na minha opinião, é exatamente isso que um líder deve procurar ao construir uma equipe, formar pessoas capazes de encontrar soluções.

Como está o seu time hoje, procurando defeitos ou soluções?

Construindo um palácio ou esperando pelas melhores condições?

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s