É papel do líder motivar a equipe?

É comum ouvirmos no ambiente de trabalho que os colabores estão desmotivados, a afirmação seguinte é a de que precisamos motivá-los. Descoberta a necessidade de motivar a equipe, normalmente essa responsabilidade é jogada como uma “batata quente” da mão do RH para a mão de liderança e vice e versa.

Antes de decidir se essa é uma função do RH ou da liderança, acho que existe um ponto mais importante a ser discutido: será que podemos motivar outra pessoa?

Eu sinceramente não acredito que possamos motivar alguém. Na minha opinião, a motivação é uma porta com a maçaneta apenas para o lado de dentro, portanto, só a própria pessoa é capaz de ativar ou não a sua motivação, só ela tem o poder de abrir essa porta.

Isso não significa que tanto o RH, como a liderança, não possa influenciar na motivação dos colaboradores. Apesar de não podermos abrir a “porta da motivação” de outra pessoa, é possível bater nessa porta, isto é, inspirar as pessoas para que elas possam despertar a sua auto motivação.

Pela minha experiência, manter a equipe engajada e motivada é uma função compartilhada entre o RH, que define as políticas e estratégias, e a liderança, que tem um papel fundamental no bem-estar e no desenvolvimento das equipes.

É função do líder criar significado para o trabalho da sua equipe, é justamente esse significado, esse objetivo compartilhado e senso de propósito que irá manter a equipe com as “portas da motivação” abertas.

Ouvi o palestrante Cesar Souza dizer em uma de suas palestras que um líder deve dedicar de 30 a 40% do seu tempo para conviver com as pessoas da sua equipe. Não poderia concordar mais com essa afirmação. Afinal, o resultado do líder depende do trabalho executado por sua equipe, nada mais natural do que dedicar grande parte do seu tempo para conhecer e desenvolver essas pessoas.

Quando o líder desempenha bem o seu papel, conhece a empresa, compartilha com clareza os objetivos com a equipe, demonstra coerência entre a sua fala e suas atitudes, ele automaticamente está despertando a auto motivação da equipe.

Você ajuda sua equipe a manter as “portas da motivação” abertas? Como?

Anúncios

Um comentário sobre “É papel do líder motivar a equipe?

  1. Bom texto!
    Motivação é interna! Discordo até quando falamos em auto-motivação, que na essência se torna redundante.
    Não acredito que há papeis exclusivos em cada posição, considerando a questão motivação. Toda pessoa motivada busca oportunidades nos desafios e evoluções naquilo que dão valor.
    Entendo que liderança e RH precisam entender e sempre observar o ambiente e cultura da empresa, traduzindo em valores e objetivos que “batam naS portaS da motivação” de cada pessoa. Portanto, tanto para lideranças quanto para RH entendo que sejam papéis de alinhamento das motivações, cada qual em sua dimensão (individual, time ou corporativa).

    Vejo as seguintes combinações e consequências:
    Sem liderança e RH nas empresas, pessoas motivadas perdem o alinhamento e não a motivação.

    Pessoas desmotivadas lideradas por bons líderes e RHs, podem ficar muito alinhadas, mas tem dificuldade de sair do lugar!

    Pessoas Motivadas lideradas por bons lideres e RHs enxergam soluções, se sentem parte delas e sempre buscam os resultados acordados.

    Abraços

    Fred Salomão

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s