Use e abuse da Comunicação

Se eu precisasse eleger uma habilidade chave para um líder praticar a gestão com resultados, entre tantas que são indiscutivelmente importantes, eu escolheria a comunicação.

É através da sua habilidade de se comunicar que o líder influencia seu time a trabalhar com excelência e a conquistar grandes resultados.

Já que a comunicação é tão valiosa para nós líderes, vou dedicar esse post para falar de uma das oportunidades de comunicação que o líder possui e muitas vezes não sabe utilizar muito bem: as apresentações e reuniões.

O livro Show and Tell – How everybody can make extraordinary presentations – de Dan Roam, apresenta dicas muito interessantes para realizar apresentações marcantes, que realmente transmitam a mensagem necessária, motivem e engajem as pessoas. Irei compartilhar algumas dessas dicas com vocês!

Quando realizamos uma apresentação temos um único objetivo: ajudar as pessoas a verem o que nós vemos. Para fazer isso precisamos:

  1. Entreter;
  2. Educar;
  3. Persuadir;
  4. Motivar;
  5. E finalmente transformar a nossa audiência.

O “pulo do gato”, segundo Dan Roan, é não focar apenas em falar, isto é, transmitir a mensagem verbalmente, mas também mostrar, utilizando recursos gráficos que ajudem a nossa audiência a compreender a nossa mensagem, a ver o que estamos vendo.

Para Roan, existem 03 regras básicas para realizar uma apresentação memorável:

  1. Faço uso da verdade e o coração se conectará

Quando falamos a verdade em uma reunião ou apresentação, conseguimos criar uma conexão, também verdadeira, com quem está nos ouvindo. Nós nos tornamos defensores daquilo que estamos falando e demonstramos muito mais autoconfiança ao transmitir a mensagem.

  1. Faça uso de uma história e o entendimento acontecerá

Quando conseguimos transformar nossa apresentação em uma história e não apenas uma coletânea de dados, tornamos conceitos complexos mais claros e tornamos as ideias inesquecíveis. Ao facilitar a compreensão, o nosso discurso se torna mais acessível e inclusivo.

  1. Faça uso dos olhos e a mente verá com mais clareza

Quando utilizamos imagens para contar a nossa história em uma apresentação, as pessoas podem vem exatamente o que queremos dizer. Tornamos a apresentação mais interessante e mantemos as pessoas mais atentas.

Como são as suas apresentações? Elas entretêm, educam, persuadem, motivam e transformam?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s