A armadilha dos incentivos

Todo líder da atualidade sabe reconhecer a importância de inovar constantemente para garantir a sobrevivência de uma empresa. Também ficou claro que inovação deve estar presente em todas as áreas da empresa e não é apenas uma responsabilidade exclusiva dos departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Mas como engajar e motivar as equipes a pensar de maneira inovadora?

A primeira resposta para muitos seria um programa de incentivo, em sua maioria financeiro, para acelerar o engajamento dos colaboradores com a busca incessante das organizações por inovação.

Que tal oferecer recompensas para quem sugerir uma grande ideia? Ou criar um concurso de projetos inovadores?

Essas podem parecer boas ideias, mas, como Daniel Pink demonstrou brilhantemente em seu livro Drive, incentivos não são a única e nem a melhor forma de motivar as pessoas a mudarem o seu comportamento.

Criar uma cultura de inovação que engaje os colaboradores e gere resultados, requer mais esforços da liderança que simplesmente criar um concurso.

Ao premiar uma grande ideia você está apenas reconhecendo o trabalho isolado de uma pessoa e não construindo uma nova cultura. As pessoas ficarão apenas esperando a próxima campanha de incentivos e não haverá uma mudança consistente na forma como elas atuam no seu dia a dia.

Não estou dizendo que incentivos não possam ser utilizados, apenas quero destacar que focar a estratégia de construção de uma cultura de inovação em incentivos pode ser uma armadilha.

Ao invés disso, a liderança pode:

  1. Investir em conhecer as pessoas, saber quais são seus pontos fortes e como eles podem ser utilizados a favor da inovação;
  2. Criar desafios e projetos que estimulem o pensamento inovador;
  3. Promover a colaboração e a conexão entre diferentes departamentos para que possam trabalhar juntos em projetos desafiadores;
  4. Ouvir atentamente os insights trazidos pela equipe e buscar incorporá-los, demostrando a valorização das ideias;
  5. Criar um ambiente livre do medo de errar e que possibilite a experimentação de novas ideias;
  6. Permitir que as equipes invistam tempo em refletir sobre novas formas de fazer “aquilo que sempre foi feito da mesma maneira”;
  7. Compartilhar constantemente e de forma clara, com toda a equipe, quais são as metas de longo prazo da empresa e quais são os desafios;
  8. Apoiar a equipe quando forem sugeridas novas ideias e sempre dar feedback de porque uma ideia será ou não colocada em prática.

Como você estimula o pensamento inovador na sua equipe?

Um comentário sobre “A armadilha dos incentivos

  1. Concordo totalmente Sérgio.
    Costumo dizer o que escreveu sobre as armadilhas dos incentivos em outras palavras:
    As pessoas começam a defender o emprego e não o trabalho!

    Incentivos/gratificações/recompensas, fazem as pessoas, com o tempo, agirem restritamente na defesa do bom emprego e chegando ao ponto de fazerem somente aquilo que são ordenadas, mantendo assim seus prêmios e salários, reduzindo até a rotatividade de funcionários, importante indicador.

    Entendo que as questões financeiras terão sempre suas regras e definições, também baseadas em momentos que as pessoas e empresas vivem e interagem. Trabalho remete a algo que está acima disto.

    Trabalho vem de dentro. Vem da vontade de contribuir, realizar e agregar algo, de fazer parte do todo, da história.
    Penso que a liderança deve sempre cuidar para ter um ambiente assim, de muito trabalho.

    Nesta discussão lembro-me do pensamento que fala da história do carpinteiro que tem seu emprego e crescimento financeiro baseado na marcenaria (onde cumpre bem seu horário e atividades, sem muita satisfação), mas tem grande realização e felicidade quando trabalha de graça e até virando noite para levantar sua escola de samba, onde seu trabalho, inovação e criatividade lhe enche os olhos.

    Mais uma vez obrigado por abrir boas discussões e nos enriquecer com seu conhecimento.

    Grande abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s