Ser ocupado não significa conquistar bons resultados

No post dessa semana quero trazer à tona uma reflexão um pouco diferente: por que, em geral, as pessoas estão sempre tão ocupadas?

Com certeza existem muitas tarefas a serem feitas, compromissos para serem cumpridos e a maioria de nós possui um pouco de dificuldade de administrar bem o seu tempo. Mas acredito que existe um outro fator que contribui para esse estado de “ocupação” constante, muitas pessoas acreditam que ser ocupado significa produtividade e é um indicativo de sucesso. Isso vale tanto para líderes, como para suas equipes.

Vamos focar na liderança, quantos líderes você conhece que lotam suas agendas com reuniões, eventos, projetos e intermináveis “to do lists” para parecerem ocupados e bem-sucedidos?

A questão é que estar sempre ocupado não é uma receita para o sucesso, pelo contrário. Essa rotina extremamente corrida pode gerar problemas de saúde, impossibilidade de balancear a vida pessoal e o trabalho, dificuldade de estabelecer relações e mau uso do tempo.

Além disso, um líder muito ocupado não consegue dedicar tempo para desenvolver a sua equipe, um dos itens mais importantes para que ele realmente alcance os resultados e o sucesso desejados. Uma pesquisa realizada pela Gallup mostra que os líderes que mantém uma forte relação de coaching com sua equipe direta e focam em desenvolver os pontos fortes dessas pessoas, geram muito mais engajamento.

Dizer não para alguns compromissos, organizar melhor a sua agenda e priorizar as tarefas mais importantes é um bom começo.

5 passos importantes para você organizar melhor o seu tempo e ajudar a sua equipe a se organizar também:

  1. Comece pelos projetos mais difíceis: comece o seu dia pelas tarefas mais difíceis e mais importantes, antes que pequenos problemas apareçam pelo caminho e tirem o seu foco do que realmente importa. Se conseguir executar essas tarefas principais considere o dia um sucesso, mesmo que pequenos compromissos tenham ficado de fora da sua lista.
  2. Bloqueie sua agenda: retire da sua agenda tarefas e compromissos que não agregam valor para os objetivos e para a missão da empresa. Foque suas energias em realizar tarefas que geram valor para seus stakeholders.
  3. E-mails: reserve 2 ou 3 momentos por dia para ler e responder aos seus e-mails.
  4. Diga “não”: grandes profissionais sabem dizer não para compromissos e tarefas que não agregam valor para cultura e objetivos da organização;
  5. Recarregue: faça pausas para descansar, ter momentos de lazer, celebrar resultados ou refletir sobre problemas mais complexos. É importante recarregar as energias.

Você é uma pessoa muito ocupada? Como poderia diminuir a correria do dia a dia, para focar no que realmente importa e gerar melhores resultados?

Anúncios

3 comentários sobre “Ser ocupado não significa conquistar bons resultados

  1. Muito bom texto Sergio, creio que o item 04, “dizer Não”, é o mais crítico por ser o que vai manter o foco nas coisas mais importantes e liberar o tempo dos compromissos/tarefas menos cruciais. Do contrário, a agenda pode ser controlada pelos outros.

    Curtido por 2 pessoas

  2. Parabéns Sérgio. Post Fundamental e essencial!
    Realmente o item 4 é o mais complicado, pois necessita da prática diária da simplicidade, que tende a se distanciar do nosso dia a dia conformes nós e os times que fazemos parte vão adquirindo mais e mais conhecimento. É um auto policiamento e contante ligação entre o crescimento individual ou do grupo e o valor da entrega desejado por alguém (o necessário, de maneira explícita ou implícita).

    Ligado a este assunto escrevi um post no LinkedIn, há algumas semanas, sobre produtividade e 5S, focando esta filosofia à agregação de valor e produtividade.

    Sem dúvida é papel fundamental da liderança reconhecer e incentivar a produtividade e o resultado, e vejo que necessita estar baseado no valor que o cliente interno ou final atribui ao que está sendo entregue. Aquilo que não contribui para este valor precisa ser eliminado ou reduzido ao máximo, quando ainda obrigatório para a execução.

    Afinal
    competência = resultado / (tempo + recursos).

    Grande abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s