10 verdades sobre liderança

Já compartilhei com vocês, em outros posts, a minha paixão pela leitura. Mas também preciso confessar, que mesmo priorizando o meu desenvolvimento e dedicando tempo para ler, nem sempre consigo ler todos os livros que gostaria ou todas as reportagens que me chamam a atenção.

 

Tenho o hábito de “scannear” as notícias, sites de revistas e blogs que gosto, procurando por palavras e títulos que chamem a minha atenção. Sempre que vejo algo interessante, costumo reservar para ler mais tarde, organizando os artigos por tema, assim já sei a quais artigos recorrer quando preciso de inspiração.

 

Já faz algum tempo que passei os olhos por uma matéria chamada as “10 verdades sobre liderança”. Para ser sincero, quando li esse título, pensei que provavelmente não concordaria com o que estaria escrito, mas essa semana, quando passei novamente por esse texto, enquanto procura uma inspiração para o post de hoje, percebi que na verdade eu concordava com as 10 colocações feitas pelo autor.

 

Mais do que isso, eu aplicava essas verdades na minha rotina como líder. Por esse motivo, decidi compartilhar com vocês essas 10 verdades, que são na realidade pensamentos que nunca podem deixar a mente de um líder.

 

  1. “Eu sempre posso ser melhor” – está totalmente relacionado com a postura de aprendiz que tanto falamos, com a vontade de superar a si mesmo e fazer aquele esforço a mais que irá te diferenciar.
  2. “Eu já estive errado” – humildade para reconhecer seus erros, é, ou pelo menos deveria ser, uma qualidade essencial dos líderes. Reconhecer o erro é o primeiro passo para fazer melhor da próxima vez.
  3. “Eu sou apenas tão bom, quanto o meu time” – também já abordamos em outros posts a importância de desenvolver a sua equipe e de um líder contratar apenas as pessoas que sejam tão boas ou melhores do que ele. Pois no final do dia, a maior missão do líder, é conquistar resultados através da sua equipe.
  4. “Eu devo liderar pelo exemplo” – eu nunca me canso de falar sobre a importância do exemplo. A única maneira de um líder conquistar resultados consistentes com a sua equipe é através do exemplo, pois quando o discurso não é compatível com as ações, as pessoas param de confiar na liderança.
  5. “Meu time entrega mais, quando eu os inspiro” – um líder inspirador, que sabe comunicar para o seu time o “porquê” das coisas e não apenas explicar “o que” e “como” as coisas devem ser feitas, permite que seu time se engaje muito mais com suas metas e projetos.
  6. “Eu retenho talentos reconhecendo e recompensando” – pessoas precisam de reconhecimento, um líder que não reconhece e recompensa, tanto os esforços, como os resultados da sua equipe, não conseguirá reter seus talentos.
  7. “Eu amo o que estou fazendo” – como um líder poderá inspirar e ser exemplo para sai equipe, se não amar o que faz? Paixão e felicidade são contagiantes, um líder realizado pelo seu trabalho contagia positivamente toda a sua equipe.
  8. “Eu nunca irei parar de aprender” – novamente um pensamento que faz menção a importância da postura de aprendiz para o líder. Um grande líder está sempre aberto para aprender novas coisas, tem interesse pelo que os outros têm a dizer.
  9. “Eu preciso me comunicar mais” – comunicação é o gatilho que dispara a influência. Líderes precisam se comunicar constantemente com sua equipe, pares e superiores. Mapear as suas oportunidades de comunicação e aproveitá-las ao máximo é muito importante.
  10. “Eu posso aprender com meus erros” – grandes líderes reconhecem suas falhas ao longo do caminho como parte do sucesso, valorizando o aprendizado que conquistaram com elas.

 

Quais dessas verdades fazem sentido para você? Quais você repetiria para si mesmo todos os dias?

3 comentários sobre “10 verdades sobre liderança

  1. Certas ideias poderiam ter sido colocadas sob uma mesma verdade. Isso, no entanto, não invalida o artigo.

    Eu concordo com os pontos apresentados e dou particular importância ao ponto de número 7: “eu amo o que estou fazendo”. Sem este ponto em particular, todos os outros deixarão de ser virtudes e tornar-se-ão fardos nas costas do líder: não existirá pra ele razão forte o suficiente para motivar, aprender com os erros, se comunicar mais, liderar pelo exemplo, etc. É preciso amar o que faz. Começando desse ponto, os demais tendem a vir naturalmente.

    =)

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s