Leia mais livros!

Em um outro post, eu compartilhei com vocês a minha percepção de que líderes devem assumir a postura de eternos aprendizes. Existem diversas maneiras de absorver conteúdo e transformá-lo em conhecimento útil, refletido nas nossas ações diárias.

 

Uma delas, com certeza, é a leitura de livros. Dos clássicos aos mais modernos, seja um e-book ou a tradicional versão impressa, os livros nos colocam em contato com a expertise de grandes pensadores, estudiosos e outros líderes. Podemos nos beneficiar de suas experiências, erros e acertos, métodos e processos que provaram a sua eficiência.

 

A sociedade da informação em que estamos vivendo, nos bombardeia todos os dias com toneladas de informação. São e-mails, pots nas mídias sociais, milhares de blogs, todos com um conteúdo mais resumido e eu arriscaria dizer, mais acessível que a grande maioria dos livros.

 

Mas preciso confessar, mesmo acompanhando notícias, comentários e pots em blogs diariamente, eu realmente gosto de reservar um tempo na minha agenda para a leitura dos bons e velhos livros.

 

Seja no aeroporto esperando um vôo, no intervalo entre reuniões ou mesmo em casa, enquanto relaxo, a leitura é um hobby que todo líder deveria ter.

 

Li em alguns lugares que as pessoas, sejam jovens ou mais maduras, estão lendo menos. Isso é um problema muito sério, pois a falta de leitura se reflete em um menor desenvolvimento pessoal. Gerações de pessoas depositaram em páginas em branco suas experiências, dificuldades, emoções, confissões, pesquisas e ideias, transformando tudo isso em ricos recursos.

 

Segundo o autor John Coleman, a falta de literatura está atingindo o mundo dos negócios, inclusive os altos cargos das corporações. Na experiência dele, as pessoas no mundo corporativo costumam ler ainda menos. Essa é uma constatação muito ruim, já que o hábito da leitura frequente é uma das características comuns a muitos dos grandes líderes.

 

A leitura se provou eficiente na redução dos níveis de stress, na melhora da comunicação, da inteligência emocional e na eficiência organizacional.

 

Muitos dirão, ao ler esse post, que entendem a importância, mas não têm tempo para ler. Para mim, tempo é uma questão de prioridade e o que pode ser mais importante do que o seu desenvolvimento?

 

Toda semana compartilho sugestões de livros nas minhas redes sociais, fique ligado e boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s