Lições de liderança aprendidas com Jack Welch

Todo líder deve buscar por exemplos ou mentores em quem ele possa se inspirar. Com certeza, Jack Welch é um grande exemplo de gestão e liderança. No post de hoje vamos conversar sobre alguns dos grandes ensinamentos que esse líder nos deixou.

 

Jack Welch, que se tornou CEO da General Eletrics (GE) em 1981, se destacou como líder, não apenas pelos resultados expressivos que conquistou, mas também, por exibir um estilo de liderança bastante inovador para época e que é referência até hoje.

 

Para Welch, ser líder é estabelecer uma visão e missão e influenciar positivamente as pessoas para seguirem no caminho para a realização dessa meta. Segundo ele, para liderar é preciso dedicar tempo para conhecer a empresa e as pessoas, assim é possível delegar com segurança de que os resultados esperados serão alcançados.

 

Abaixo destaco algumas das principais lições ensinadas por Jack Welch:

 

  1. Seja mais informal – torne os processos organizacionais mais fluídos. Estimule que os colaboradores se conheçam e troquem experiências. Crie um ambiente de trabalho em que todos se sintam bem de estar ali.
  2. Elimine a burocracia – processos menos burocráticos aumentam a agilidade de tomada de decisão e fazem com que a empresa aumente a sua eficiência para alcançar suas metas.
  3. Encare a realidade – assuma erros e enfrente situações de crise de frente. Faça planejamentos que contemplem correções de rota e alternativas, caso as coisas não corram como o esperado.
  4. Simplifique – este item está totalmente alinhado com as duas primeiras lições. Elimine o “excesso de peso” que sua empresa carrega. Fazer simples não significa fazer menos ou de forma inferior, mas sim de forma mais eficiente.
  5. Encare as mudanças como oportunidades – sua equipe deve estar preparada para receber mudanças e novidades. Comunicar o porquê de cada mudança e as oportunidades contidas nelas, facilitará o processo.
  6. Mudanças são constantes – da mesma forma que as mudanças devem ser encaradas com naturalidade, é preciso deixar claro para sua equipe que a empresa, para se manter competitiva, estará em constante movimento, o que sempre dará origem a novas mudanças.
  7. Lidere pela motivação – com certeza a sua equipe responderá melhor a estímulos e incentivos, do que a intimações. Saber que podem colaborar com seu trabalho e com suas ideias para conquista do resultado, é muito mais engajador do que simplesmente realizar tarefas impostas pela liderança.
  8. Esteja aberto para sugestões – a sua equipe pode contribuir de forma ativa para o crescimento da empresa, com ideias e sugestões que podem aumentar a eficiência da realização das tarefas do dia a dia. Estimule o pensamento criativo, crítico e analítico, para que sua equipe sempre contribua com suas ideias.
  9. Arrisque-se – inovar significa correr riscos, mesmo que calculados. Quem arrisca aumenta suas chances de conquistar resultados em comparação com as pessoas que apenas pensam e não agem.
  10. Coloque os valores em primeiro lugar – não basta conquistar os resultados, é preciso fazer isso respeitando os valores da empresa, em todas as situações.
  11. Gerencie menos, lidere mais – invista mais tempo em desenvolver a sua equipe para que ela possa lidar com situações adversas, tomar decisões e executar suas tarefas com eficiência e eficácia. Assim você não precisará microgerenciar a execução das tarefas.
  12. Envolva sua equipe – quando todos estão envolvidos com o sucesso da empresa, contribuindo com ideias e entendendo claramente o valor do seu trabalho, fica muito mais fácil alcançar o crescimento pessoal e profissional de cada individuo e da organização.
  13. Estabeleça metas ambiciosas – estimule sua equipe a trabalhar buscando a alta performance, conquistando resultados cada vez maiores. Compreenda e reconheça o esforço de todos, sempre exigindo o melhor da cada um.
  14. Estimule o desempenho – Jack Welch desenvolveu os “4 E’s da Liderança”, características essenciais para estimular o desempenho da sua equipe:
    1. Energia – são pessoas com muita energia, que estão sempre dispostas a realizar.
    2. Energização – são pessoas que sabem como ativar os outros para alcançarem uma performance cada vez melhor. Sabem dar crédito nas conquistas e assumir a responsabilidade pelas falhas.
    3. Entusiasmo – são pessoas competitivas, que sabem tomar decisões difíceis rapidamente.
    4. Execução – são as pessoas que conseguem converter energia e entusiasmo em ações e resultados.
  15. Divirta-se – sempre busque pelos melhores resultados, com os mais altos padrões de qualidade, mas não se esqueça de se divertir no processo. Entenda o que traz satisfação para você e para sua equipe, pense em formas de tornar o trabalho mais divertido e coloque isso em prática.

 

Quais das lições de Jack Welch mais fizeram sentido para você e podem ser aplicadas na sua empresa?

2 comentários sobre “Lições de liderança aprendidas com Jack Welch

  1. Sérgio, trazer ensinamentos de Jack Welch nos enriquece muito! Obrigado!
    Considero que todas as lições fizeram e fazem sentido para mim, cada momento exige ou exigiu o destaque de uma ou mais de uma. Como as bandas de um equalizador de som, no qual ajustamos a amplificação de cada freqüência de acordo com a música do momento para obter o melhor para os ouvidos de quem ouve. Todas nossas possibilidades de “ajustes” estão lá o tempo todo e devemos cuidar sempre para que não estejam “emperradas” ou com “mau contato” quando formos utilizar. Formação, Autoconhecimento, bom relacionamento com as pessoas e gostar de “música” ajuda a manter o “equalizador” em perfeito estado e em utilização constante de todas as bandas.
    Considero mais complicado para uma empresa ou profissional o fato de não querer aplicar ou pelo menos entender estas lições contemporâneas ou parte delas.

    Abraços

    Fred Salomão
    fredsalomao@yahoo.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s