Como líderes criam alinhamento?

A diferença entre um punhado de pérolas e um lindo colar de pérolas é o alinhamento!

 

Alinhamento gera, agrega e transforma o valor das pérolas, que desalinhadas possuem apenas o seu próprio valor, porém quando alinhadas em um colar possuem um valor muito maior do que a simples soma de seus valores individuais.

 

O mesmo acontece com as equipes, quando temos apenas um conjunto de talentos trabalhando isoladamente, esses talentos individuais possuem um valor muito pequeno para a organização. Porém, quando o líder consegue alinhar todos esses talentos trabalhando em busca de um objetivo comum para a empresa, o valor desses talentos se torna inestimável.

 

Os membros de uma equipe não irão simplesmente se alinhar. Alinhamento não acontece do nada, ele é criado. É responsabilidade do líder construir esse alinhamento na sua equipe. Sempre que algo acontece, que foge desse alinhamento, e você fica descontente com os resultados gerados, é preciso parar e fazer para si mesmo a seguinte pergunta: “O que eu, como líder, fiz que pode ter gerado esse desalinhamento ou esse resultado insatisfatório?”.

 

Construir alinhamento com a sua equipe depende de 03 fatores:

 

  1. Contato – você não conseguirá manter o seu time alinhado se não estiver constantemente em contato com essas pessoas. Isso pode ser feito através de reuniões individuais, reuniões de equipe ou simplesmente estando presente no dia a dia da “operação”. Não se esqueça que é sua função iniciar e manter esse contato, se seu time não receber informações constantemente da liderança, irão tomar decisões por conta própria que poderão estar desalinhadas dos objetivos da empresa.
  2. Comunicação – para tornar o seu contato com a equipe efetivo é preciso investir em uma comunicação clara, que garanta que todos entendam o que você espera deles, qual a missão e visão da empresa e como o trabalho de cada um está relacionado com essa missão. Deixar as suas expectativas claras, dar feedback constante e transparente, quantas vezes forem necessárias, é indispensável para manter a sua equipe alinhada.
  3. Conexão – para tornar o seu contato e comunicação com a sua equipe realmente efetivos é preciso estabelecer conexões entre as pessoas. Elas precisam confiar em você, na empresa e umas nas outras. Precisam estar verdadeiramente conectadas e comprometidas em atingir seus resultados individuais e os resultados do time. Transparência, presença e coerência entre seu discurso e suas atitudes são fundamentais para construir essa conexão entre as pessoas.

 

Alinhamento é indispensável para que você conquiste, através de sua equipe, os melhores, mais efetivos e eficientes resultados para sua organização. Lembrem-se, é uma função do líder criar alinhamento com a equipe.

 

O seu time está alinhado? O que você poderia fazer hoje para melhorar esse alinhamento?

3 comentários sobre “Como líderes criam alinhamento?

  1. Ótimo

    Certas atitudes são mais eficazes do que esperar que todos entenda o que você gostaria que entendessem.

    Comunicação direta e objetiva sem rodeios, ser claro e mostrar o que é preciso ser feito da maneira certa e com a rapidez necessária.

    Curtir

  2. Olá Sérgio! Mais um importantíssimo post! Parabéns e obrigado por compartilhar sua experiência.
    Sempre passamos por situações de desalinhamento, seja com nossa equipe funcional, seja em projetos que gerenciamos/lideramos. Há sempre momentos em que todos fazem tudo certo, totalmente de acordo com seus escopos de funções e tarefas e mesmo assim não atingimos o resultado desejado. Explicação: faltou alinhamento!
    Seu exemplo foi fantástico e muito pertinente, ainda não havia ouvido esta analogia.

    Sempre tive o exemplo de alinhamento que tirei do filme “Procurando Nemo” do Estúdio Pixar lançado há mais de 10 anos, que trouxe uma quantidade grande de pequenas lições para nossa vida, pessoal e corporativa e uma delas, que me chamou mais a atenção e uso de exemplo, foi a lição de união e alinhamento.
    Se me permite, gostaria humildemente de compartilhar com você.

    Se você assistiu esta animação, falo sobre o momento em que Marlin, o peixe pai de Nemo, o encontra no pesqueiro juntamente com a peixinha azul, Dory, sua companheira fiel nesta busca incansável.
    Neste momento uma grande rede de um barco pesqueiro pega milhares de peixes inclusive a azulzinha Dory e começa a iça-los para fora d’água. Nemo e seu pai, que não fora pegos por conta do pequeno tamanho, começam a orientar todos os peixes para nadarem juntos para baixo (experiência que Nemo teve enquanto estava preso no aquário).
    Todos os peixes que estavam fazendo aquilo que mais sabiam, nadar forte, continuavam sendo içados para fora da d’água (no início cada qual nadava para um lado diferente) e somente o alinhamento guiado pela voz de comando inicial de Nemo e seu pai fez a rede descer até o fundo causando o rompimento da corda que os erguiam para a morte. Resultado: Todos livres!
    Mostrou confiança em um momento difícil e a união reforçada com uma frase que era um dos motes do filme “continue a nadar!”.
    Uma obra, a princípio para crianças, mas com lições importantes e que nos colocam em muitos momentos de volta a trajetória.

    Grande Abraço e obrigado pelo espaço de discussões e ideias.

    Fred Salomão
    fredsalomao@yahoo.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s