Menos gerentes e mais líderes, por favor!

Acredito que esse seja o clamor de muitas empresas e também de seus colaboradores.

 

Ontem me deparei com uma frase que complementa muito bem o título desse post: “Sob o comando de um líder ruim sentimos que trabalhamos para uma empresa. Com grandes líderes nós sentimos que trabalhamos uns para os outros”.

 

Um líder que possui a capacidade de engajar a sua equipe ao ponto de que as pessoas sintam que trabalham umas para as outras, para um resultado coletivo, uma visão de futuro unificada e compartilhada, que alinha a visão de cada colaborador com a visão da empresa, é com certeza um capital de valor inestimável para qualquer corporação.

 

Infelizmente, as organizações possuem muito mais gerentes do que líderes. É muito mais fácil gerenciar números do que liderar pessoas.

 

Liderar envolve construir um time de pessoas tão ou mais capacitadas que você, saber ouvir ativamente, oferecer feedback constante, não esperando que conflitos ou resultados ruins emerjam para tomar providências.

 

Líder é aquele que genuinamente dedica energia para promover o desenvolvimento do seu time, que sabe delegar e compartilhar responsabilidades com a sua equipe. Que exige resultados em alinhamento com os valores e a cultura da empresa.

 

Um grande líder sabe que é exemplo para sua equipe, que seu comportamento, atitudes e decisões impactam em todos os seus colaboradores e são espelho para a forma como eles irão agir e reagir no dia a dia.

 

É aquele que mesmo com a agenda atribula sabe que precisa dedicar tempo para refletir, pensar, analisar, pois é um agente transformador e construtor de novas realidades.

 

Para liderar é preciso ter paixão por alcançar resultados, afinal a grande função de um líder é gerar resultados. Mas muito mais do que isso, um líder precisa ser apaixonado por gente, pois ele irá conquistar seus resultados através do trabalho e do desenvolvimento da sua equipe.

 

E então, na sua empresa existem mais líderes ou mais gerentes?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s