Contrate devagar, demita rápido!

Esse título pode parecer uma frase cruel, mas continue lendo o post que sabe até o final da leitura, você concordará com ela.

Não é nenhuma novidade e também não será a primeira vez que falo sobre a importância de construir uma grande equipe, afinal o líder deve conquistar seus resultados através da gestão do trabalho dessas pessoas.

Recrutar grandes talentos não é uma tarefa fácil, requer tempo e dedicação, mas é um exercício fundamental que os líderes não devem delegar 100% para as equipes de RH.

Na minha opinião e pela minha vivência liderando equipes em diversas empresas, posso dizer que um dos fatores mais importantes no momento da contratação é a adequação do candidato à cultura da empresa.

É importante que o líder, no momento de entrevistar um candidato, busque conhecer a sua personalidade, a forma como pensa e se comporta, esses fatores são mais importantes do que apenas a experiência da pessoa na função, a sua formação ou conhecimentos técnicos.

Digo isso pois é muito mais fácil treinar uma competência técnica, através de treinamentos da própria empresa, cursos ou mesmo permitindo que essa pessoa trabalhe por um tempo com alguém mais experiente, do que treinar e desenvolver valores e comportamentos.

O primeiro passo para fazer uma boa contratação é o líder, juntamente com o RH, ao descrever o perfil do candidato não focar apenas nos requisitos técnicos da função. É preciso pensar no tipo de pessoa ideal para desempenhar aquele função, quais soft skills ela precisa ter, qual tipo de valores e comportamentos ela precisa demonstrar para aumentar as suas chances de estar alinhada com a cultura da empresa e as necessidades de sua função.

Quando nos dedicamos ao processo de contratar (contratamos devagar), muito provavelmente não precisaremos demitir rápido. Agora vou explicar em qual caso o líder precisa saber demitir rápido.

Podemos classificar nossos colaboradores em 4 quadrantes, conforme a tabela abaixo:

Untitled.001

No primeiro quadrante se enquadram os colaboradores que possuem um baixo desempenho e não estão engajados com a Cultura da Empresa. Esses são colaboradores extremamente nocivos para a sua equipe, pois o seu “mau” comportamento e a sua falta de adesão a cultura da empresa contaminarão outros membros da suas equipe. Além disso, ele não está gerando os resultados esperados, o que causa ainda mais desconforto em relação aos outros membros da equipe que se esforçam para entregar os resultados.

Esses são os colaboradores que inspiraram o título destes post, para eles a minha recomendação é desligar o mais rápido possível, pois eles não agregarão valor para sua equipe ou para empresa.

No segundo quadrante temos os colaboradores que apresentam um alto engajamento, porém ainda não estão entregando os resultados esperados. Como dissemos, desenvolver habilidades técnicas é uma tarefa possível, esse colaborador precisa receber muito feedback e oportunidades de se desenvolver, pois precisamos fazer com que ele passe a entregar resultados. Ele merece essa chance pois possui o comportamento adequado, talvez esteja atuando na área errada ou realmente não tenha o conhecimento técnico suficiente para desempenhar a sua função, o que pode ser trabalhado.

No terceiro quadrante estão os colaboradores que entregam resultados, mas a um custo muito alto, pois não estão engajados com a cultura da empresa e, assim como os do primeiro quadrante, podem ser nocivos aos demais colaboradores da equipe. Neste caso é preciso fazer uma análise cuidadosa do porque esse colaborador está desengatado e se é possível reverter isso. Na minha opinião, se não for possível reverter a questão do engajamento, mesmo com um bom resultado essa pessoa não agrega valor para empresa no longo prazo e deveria ser desligada.

O quarto e último quadrante é o perfeito exemplo de uma ótima contratação, a pessoa tem todas as capacidades técnicas, entrega resultados e está engajada com a cultura da empresa, neste caso os esforços do líder devem ser para reter esse colaborador.

Como está a sua equipe? Em qual quadrante estão os seus colaboradores?

Anúncios

Um comentário sobre “Contrate devagar, demita rápido!

  1. Sérgio,
    Por melhor que um funcionário ou futuro candidato tenha as competências técnicas mas se não estiver alinhado e engajado com a cultura da empresa, esse vai contaminar os demais da equipe e o estrago poderá ser grande.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s