Delegar pode parecer algo simples e inerente a liderança, mas quando examinamos de mais perto e vivenciamos isso no dia a dia, acaba não sendo tão simples assim.
O ato de delegar pode se tornar um desafio ainda maior para novos líderes, que vieram de funções operacionais e se sentem mais confortáveis executando do que delegando. Porém, esse é o processo que torna a gestão possível, já que gerir significa conquistar resultados não apenas através do seu trabalho, mas de toda a sua equipe.
Depois de muitos anos liderando equipes, delegar realmente se tornou algo natural para mim, mas mesmo assim, gosto muito de utilizar as 3 perguntas sugeridas por Peter Drucker na hora de avaliar se estou delegando corretamente:
O que estou fazendo e não precisa ser feito?
O que estou fazendo e poderia ser feito por outra pessoa?
O que estou fazendo e só eu mesmo posso fazer?
Essas perguntas ajudam a determinar o que pode e deve ser delegado para a equipe. A próxima etapa é garantir que o processo de delegar seja bem executado. Alguns passos podem ajudar a garantir um bom resultado:
1. Dedicar tempo para escolher a pessoa ideal para realizar o trabalho;
2. Descrever com detalhes todo o trabalho que deve ser realizado e disponibilizar todas as informações necessárias para que seja feito com êxito;
3. Deixar claro a importância desse trabalho e quais são as suas expectativas em relação aos resultados;
4. Estabelecer um cronograma. Se possível envolver a equipe nessa etapa e garantir que a pessoa concorde que o cronograma estabelecido é viável;
5. Estabelecer diretriz claras para que a pessoa possa agir com independência e saiba o quanto de autonomia tem;
6. Oferecer os recursos necessários;
7. Determinar quais serão os fatores de sucesso e como serão avaliados;
8. Acompanhar o processo e estar acessível para responder dúvidas e oferecer mais informações;
9. Determinar como será o acompanhamento do processo, se você quer relatórios, qual a periodicidade e etc;
10. Oferecer feedback.
Os 10 passos relatados acima foram baseados no processo que utilizo com a minha equipe. É claro que nem sempre dá para seguir exatamente cada um desses passos, mas eles servem como um guia para garantir que eu não irei delegar tarefas sem ter preparado a minha equipe para realizar uma ótima execução.
Outro ponto crucial que esse passo a passo me ajuda a não negligenciar é a importância de estabelecer expectativas, mensurar os resultados e oferecer feedback, pois dessa forma consigo promover o desenvolvimento da minha equipe e ser justo nas minhas avaliações de resultado.
E para você, como é o processo de delegar?
Obrigado pelas dicas Sérgio! Realmente há muito trabalho nos bastidores do “missão dada é missão cumprida!”
CurtirCurtido por 1 pessoa