Concentração, foco e atenção

Sempre gosto muito de falar sobre resultados e o papel do líder em conquistá-los. Em um almoço com alguns colegas estávamos conversando sobre os fatores que levam a excelência e a conquista de resultados excepcionais. Um assunto que veio a tona foi a importância da concentração, do foco e da atenção.

Chegamos a conclusão que existe uma crescente incapacidade de nos concentrarmos em meio a tantas distrações digitais.

Foi então que lembrei de um livro que estava em minha lista de leitura: “Focus: The Hidden Driver of Excellence” de Daniel Goleman. A obra fala justamente sobre o foco,  um recurso tão escasso e ao mesmo tempo fundamental.

Estamos vivendo em uma verdadeira “cultura de interrupção”, e-mails, telefonemas, mensagens no whats app, o post mais recente do facebook, um novo vídeo do youtube, mensagens novas a cada segundo no twitter e por vai.

Recebemos um fluxo enorme de informações e interrupções constantes, dificultando a nossa concentração, pensamento crítico e criativo.

No papel de líderes temos que nos preocupar com a nossa própria falta de atenção e também em como esse fenômeno está afetando a performance da nossa equipe.

Nesse post vou focar no assunto que animou o meu almoço, como a falta de atenção e foco afeta o desempenho dos executivos, que assim como atletas, precisam trabalhar em alta perfomance, com um alto padrão de excelência para atingir seus resultados e isso requer a capacidade de focar.

Segundo Goleman existem 03 tipos de foco (triplo foco) que podem fazer a diferença na performance de um executivo:

1. Interno – é voltado para si mesmo e relacionado com o auto conhecimento, líderes altamente inspiradores demonstram grande domínio desse tipo de foco. Conseguem focar em seus pensamentos e sentimentos;
2. Voltado para outras pessoas – está relacionado com empatia e permite que você estabeleça relacionamentos consistentes. Neste tipo de foco muitos líderes apresentam dificuldade, pois para se relacionar é preciso escutar de forma ativa e com mil coisas para pensar e resolver fica difícil focar no momento presente e dedicar a atenção necessária para aquela conversa;

3. Voltado para sistemas maiores – é com esse foco que você se concentra em questões mais complexas, como as relacionadas com a empresa e a tomada de decisões estratégicas.

A atenção é como um músculo, quando não é utilizada perda sua força. É preciso exercitar diariamente a nossa capacidade de concentração. Eu, por exemplo, dedico a minha parte da manhã para fazer isso.

Acordo cedo e antes mesmo de ir para o escritório, chegar e-mails ou olhar o celular, foco exclusivamente em alguma questão importante que preciso resolver, buscando por novas alternativas e permitindo que meu cérebro foco totalmente nisso e possa atuar de forma analítica e criativa.

E você, qual o seu segredo para conseguir mais foco e atenção?
Quais dos três tipos de foco você consegue praticar mais?

Anúncios

3 comentários sobre “Concentração, foco e atenção

  1. Outro post interessante Sérgio.
    O líder precisa primeiro, ter esse domínio e controle de si (interno) para que só depois ele aplique na sua equipe. Nessa era digital, todos os aplicativos com certeza interferem na concentração e foco no trabalho. O líder precisa como um malabarista evitar que essas interferências atrapalhem o rendimento da equipe definindo boas práticas e maneiras no uso dessas ferramentas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Realmente, ter foco hoje é um desafio cada vez maior para todos nós e sem dúvida o auto-conhecimento e atitude são alguns pontos que nos dão segurança para focar no necessário em cada momento. Segurança fundamental, pois no momento do foco, claro, há muitos outros acontecimentos que nos envolvem, que por mais importantes que sejam não podem se tornar fonte de ansiedade e de consequente dispersão.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s