06 coisas que todo líder deveria oferecer para sua equipe

Estava refletindo sobre o que de mais valioso um líder pode fazer por sua equipe. Queria entender quais eram as ações de um líder que geravam valor para empresa e também para as pessoas que lidera.

Cheguei a uma lista de 06 itens fundamentais que todos os grandes líderes devem buscar oferecer para suas equipes:

1. Oportunidades:
Um importante fator motivacional é a percepção de que possuímos oportunidades de mostrar nossos talentos e utilizar nossos conhecimentos no trabalho que desempenhamos. Da mesma maneira precisamos visualizar oportunidades de crescimento e progresso na carreira.
As pessoas tendem a se desmotivar e a buscar oportunidades externas quando percebem que no local em que estão não terão oportunidades de crescimento.
É um papel da liderança estruturar o trabalho de sua equipe de forma que todos tenham oportunidades de trabalhar em projetos desafiadores, gerar resultados e progredir na carreira.

2. Educação:
No papel de líder você pode ser um grande mentor para seus colaboradores, ensinando lições que os ajudarão a evoluir profissionalmente. Além disso, deve estar atento as necessidades de desenvolvimento de cada membro da sua equipe, negociando com a empresa o investimento de tempo e recursos para desenvolver cada colaborador de acordo com as suas funções atuais e com as suas metas e ambições de crescimento.
Quando as pessoas percebem que o seu líder genuinamente se preocupa com o seu desenvolvimento, elas tendem a se esforçar mais para atingir resultados e a se engajar mais.

3. Disciplina quando necessário:
O líder também deve saber disciplinar a sua equipe. Exigir que todos assumam responsabilidade pelo seu trabalho e pelos resultados que geram. Fazer com que normas e procedimentos inegociáveis sejam obedecidos, sempre explicando o porquê de cada procedimento e a sua influência no resultado final.
O feedback é um grande aliado na aplicação da disciplina, pois através dele o líder pode mostrar para sua equipe o que eles estão fazendo de certo ou de errado.

4. Edificar autoconfiança:
Grandes líderes são aquelas que se dedicam a construir equipes autoconfiantes. Saber delegar e desafiar a equipe ajudará muito o líder nessa tarefa. Quando os colaboradores recebem desafios estimulantes e conseguem alcançar os resultados esperados isso edifica a sua autoconfiança.
O papel do líder é selecionar os desafios certos, nada muito fácil e nem extremamente difícil que desestimule. É preciso acompanhar o colaborador no processo, oferecer feedback e mentoria, mas deixar que ele faça, realize e se supere.

5. Criar oportunidades para tentar e falhar:
Líderes que queiram estimular o pensamento criativo e a inovação devem construir um ambiente de trabalho no qual os colaboradores não tenham medo de errar. Obviamente estamos falando do tipo de erro que leva ao aprendizado, o erro que acontece quando estamos tentando algo novo e ousado, que pode gerar grandes resultados, e não o erro fruto da desatenção e da falta de comprometimento.
O líder deve deixar claro a diferença entre esses dois tipos de falhas e mostrar que existe espaço para tentar coisas novas e correr riscos calculados.

6. Permitir que eles conseguiam atingir mais:
Um bom líder é aquele que trabalha em prol do sucesso de sua equipe. Ele oferece oportunidades de crescimento e de educação pois quer ter a certeza que as pessoas conseguirão atingir grandes resultados.
Um líder com visão de futuro contrata pessoas para sua equipe que sejam melhores que ele mesmo e, portanto, deseja que essas pessoas possam progredir e crescer mais.

Você concorda com esses 6 itens? Qual deles está presente mais presente no seu estilo de liderança?

Anúncios

Um comentário sobre “06 coisas que todo líder deveria oferecer para sua equipe

  1. Mais um excelente post Sérgio! Concordo com todos os 6 e entendo que todos são fundamentais e que por isto vejo que as lideranças devem buscar um equilíbrio em todos os 6 itens, tendo o evidente e comum destaque em um ou mais itens a base estrutural para manutenção e/ou evolução dos demais.

    Apesar de buscar aprender constantemente, buscando assim um equilíbrio em minha personalidade e competências, o destaque de minha liderança e portanto uma base estrutural recai sobre os itens 1 e 2 deste post.

    Permita-me poder acrescentar um item a esta já tão abrangente publicação. Entendo que Promover a União de pessoas e times, buscando valorização das diferenças entre culturas, pensamentos, conhecimentos, experiências, competências e perfis e de acordo com cada necessidade encontrada no caminho do melhor resultado é um item que traz perenidade, rapidez e robustez ao negócio e realização das pessoas.

    Mais uma vez obrigado por compartilhar ricas publicações e deixar-las abertas à reflexão e discussões.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s