Seja o exemplo!

Existe uma única  certeza sobre liderança que cultivei ao longo de toda a minha carreira: líderes devem ser EXEMPLOS para suas equipes.

Um líder deve ser exemplo de dedicação, comprometimento, conduta, ética, engajamento com a cultura da empresa e de como agir no dia a dia. Um líder é observado por sua equipe em todos os momentos, a forma como age e reage em cada situação e a maneira como se comunica verbal e não verbalmente, irão determinar a imagem que a equipe tem do seu líder.

Para que o líder possa conquistar os resultados esperados pela empresa, ele precisará de uma equipe altamente competente, mas mais do que isso, de uma equipe extremamente engajada em conquistar resultados.

Engajamento é construído a partir da confiança. Confiança se edifica através da consistência entre o que é dito pelo líder e a forma como ele age no dia a dia, isto é, pelo seu exemplo.

Líderes precisam estar com seu estado de alerta sempre ligado, atentos a consistência do seu comportamento e as mensagens que estão enviando para suas equipes. As pessoas observam e replicam as atitudes de seus líderes, utilizam seu comportamento como modelo.

Se você busca uma equipe engajada, que se relacione bem e trabalhe em conjunto, essa é a mensagem que deverá passar através de suas ações. Um bom exemplo ficará registrado por toda equipe, assim como um mal exemplo. Um pequeno deslize ou inconsistência nas suas ações poderá arranhar a sua imagem e deteriorar a confiança que a sua equipe possui em você.

Antes de falar ou agir reflita se essa é a mensagem que quer passar para sua equipe. Além disso, transparência e abertura na comunicação são fundamentais para garantir que você está passando a mensagem correta para sua equipe e construindo um bom exemplo.

Outro ponto importante é a necessidade de presença para solidificação de um líder como um exemplo, não se constrói um grande exemplo atrás da tela de um computador. É preciso dedicar tempo para estar presente na operação, ajudar sua equipe e até colocar a mão na massa quando for preciso mostrar como se faz.

Essa é uma marca registrada na minha maneira de gerir, gosto de ser um líder acessível e presente. Na minha experiência, esse tempo dedicado a equipe tem se mostrado extremamente produtivo e recompensador, pois são nesses momentos que tenho a oportunidade de solidificar meu exemplo e conhecer melhor os membros da minha equipe.

E você, dedica tempo para se consolidar como um bom exemplo para sua equipe?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s