Disciplina na execução é tão importante quanto a estratégia

O final do ano se aproxima, esse é o momento em que nós, líderes, fazemos uma pausa para avaliar os resultados atingidos no ano, o nosso desempenho e o desempenho de cada membro da nossa equipe. Este também é o momento em que são traçadas as diretrizes e estratégias para o ano seguinte.

Acredito que esse seja um momento muito oportuno para esse post, com ele quero trazer a tona a seguinte reflexão: ter disciplina na execução é tão importante quanto a estratégia em si.

Em todos esses anos como líder, foram raras a vezes em que a causa para o insucesso de uma empresa, ou de uma área desta empresa, fosse apenas a estratégia. A grande maioria falhou em executar com uma disciplina inegociável aquilo que foi planejado.

A receita é simples: planejar, executar, medir, avaliar e realizar correções quando necessário. O que acontece é que muitos erram na execução e acabam por culpar o planejamento quando não atingem os resultados esperados. Desta forma, as correções feitas no planejamento serão inúteis, pois a execução continuará a ser mal feita.

Traduzir estratégia em ação através de uma equipe de colaboradores não é uma tarefa simples, mas é sem dúvida uma tarefa vital para o sucesso.

A maioria dos líderes entendem a execução como algo tático e que deve ser totalmente delegado para suas equipes, porém é preciso garantir que a execução esteja alinhada com a estratégia, os objetivos e a cultura da empresa. Os líderes devem estar realmente engajados em garantir que o foco correto é aplicado na execução, para que essa não se distancie da estratégia traçada.

Muitos líderes sofrem com o gap entre os planos e os resultados que entregam, muitas vezes o problema está na falta de foco e de accountability pessoal de suas equipes, elas não têm a disciplina necessária para executar o que é preciso e não assumem a responsabilidade por conquistar resultados.

O primeiro passo para melhorar a execução é mudar o modelo mental da liderança, ela precisa entender a execução como uma de suas prioridades, acompanhar a sua equipe e garantir disciplina e accountability no dia a dia.

Não existe uma receita de bolo para isso, ou uma único caminho a ser percorrido para alcançar a excelência na execução, mas posso falar por minha experiência como líder, que existem alguns fatores que ajudam muito:

1. Estar presente no dia a dia da operação, acompanhar a equipe, mostrar interesse e as vezes arregaçar as mangas e mostrar como algo deve ser feito;
2. Dar feedback constantemente e com transparência para sua equipe, essa é a única maneira de mostrar para sua equipe se eles estão indo no caminho certo ou não;
3. Não aceitar desculpas. Para reforçar uma postura accountable da sua equipe o líder deve exigir que todos assumam responsabilidade pelo que fazem ou deixam de fazer;
4. Aproveitar de forma estratégica todas as oportunidades de comunicação com a equipe, para deixar claro qual o resultado que a empresa espera deles;
5. Ser exemplo das atitudes e comportamentos que deseja ver na equipe.

E você, como garante a disciplina execução?

 

2 comentários sobre “Disciplina na execução é tão importante quanto a estratégia

  1. Sérgio, obrigado por irrigar nossa mente, onde há já tanta experiência plantada.

    Atividades bem descritas e alinhadas com o perfil do executor e certificar o entendimento de cada um. Faço isto com toda a equipe junta, deixando claro o porque cada pessoa está com certa(s) ação(es),

    Falamos sobre metas individuais e gerais e o quão é importante cada um usar suas habilidades para ajudar um problema específico que poderá estar sob responsabilidade de um certo membro.

    Status e discussões sobre os desvios e correções, em conjunto. Busco mostrar que erros e problemas acontecem e pode ser com qualquer um a qualquer momento e que o dono da ação problemática (membro da equipe) deve nos liderar para encontrarmos juntos a solução, instigar a discussão para ajudá-lo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s