Qual o seu estilo de Liderança?

Vocês já devem ter notado que normalmente em meus textos não costumo falar muito sobre teoria, gosto de focar na prática do dia a dia da liderança, nos cases reais e na atitude do líder para alcançar resultados.

Mas é muito interessante quando a teoria encontra a prática, quando os estudos mais acadêmicos se mostram atemporais e refletem a realidade do que acontece de verdade nas empresas.

Essa semana estava conversando com alguns colegas sobre os diferentes estilos de liderança e como isso impacta na gestão da empresa e nos resultados alcançados. Nos lembramos dos estudos do psicólogo social Douglas McGregor do MIT, que na década de 60 apresentou duas teorias de gestão: a Teoria X e a Teoria Y.

A ideia não é dar  uma aula sobre o tema, afinal a grande maioria de nós aprendeu sobre isso na Universidade, mas gostaria de propor uma pausa para refletirmos o quanto as nossas crenças sobre as pessoas influenciam na  forma como as lideramos e por consequência nos resultados alcançados por elas.

Voltando ao estudo de McGregor, ele nos mostra como a percepção do líder em relação ao que motiva a sua equipe no trabalho irá  influenciar diretamente o seu estilo de liderança. Segundo McGregor existem dois tipos de percepções, a Teoria X e a Teoria Y.

A Teoria X assume que as pessoas por natureza não gostam de trabalhar, evitam responsabilidades e precisam ser dirigidas, controladas e supervisionadas para realizarem um bom trabalho. Esse tipo de modelo mental leva a uma liderança autoritária, centralizadora e que não delega responsabilidades.

Já a Teoria Y assume que as pessoas estão felizes em trabalhar, são auto-motivadas, assumem responsabilidades, buscam atingir os objetivos e metas e são mais criativas. Quando o líder acredita que sua equipe se enquadra na Teoria Y ele desenvolve um estilo de liderança mais participativo, descentralizado e que prima por desenvolver as pessoas.

A nossa grande reflexão foi a importância do líder desenvolver um estilo de liderança baseado na Teoria Y para que ele possa liderar o crescimento. Engajar a equipe com o propósito de empresa, deixar claro o valor do trabalho de cada pessoa, permitir que as pessoas assumam responsabilidades e se desenvolvam, sempre ofertando feedback e orientação são posturas fundamentais que um líder precisa ter para que sua equipe possa superar os resultados desejados e impulsionar o crescimento da empresa.

Em qual teoria o seu estilo de liderança se enquadra? O que você pode passar a fazer para garantir que a sua equipe e o seu estilo de liderança se enquadrem na Teoria Y?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s