Reserve Tempo para Pensar

Eu poderia listar uma dezena de bibliografias sobre o tema gestão do tempo, mas foi lendo o livro sobre gestão da inovação aberta de Stefan Lindegaard que encontrei algumas recomendações em relação a gestão do tempo para líderes que realmente fizeram sentido para mim.

Na verdade, não irei utilizar esse post para falar sobre técnicas de como gerir melhor o seu tempo, tenho certeza que você já conhece uma centena delas, quero falar sobre o que fazer com o tempo que é liberado quando gerenciamos melhor o nosso estoque de horas diárias.

É muito fácil rapidamente ocuparmos essas horas com outras tarefas, mas eu sugiro uma abordagem diferente: Que tal reservar algumas horas para pensar?

Nós líderes precisamos a todo tempo tomar decisões assertivas e buscar novos caminhos e maneiras para inovar, gerar melhores resultados e fazer a empresa crescer, para isso precisamos investir tempo em pensar e refletir, só assim conseguiremos ser o melhor que podemos ser.

Poucos líderes realmente dedicam algumas horas de sua semana para exercer um pensamento de alto padrão, pode parecer um luxo, mas essa é uma atividade recompensadora. Ao se dedicar por uma hora para uma reflexão solitária, sem interrupções ou distrações, você perceberá uma tremenda diferença na sua capacidade de permanecer focado em sua visão e prioridades durante o restante do tempo.

Eu pessoalmente costumo acordar mais cedo e realizar essa pausa para pensar e refletir antes mesmo de começar meu dia, faço isso antes de ir para o escritório, em um momento sozinho em minha residência,  isso me ajuda a refletir com mais clareza sobre desafios e oportunidades.

Para aproveitar da melhor maneira o seu tempo de reflexão é preciso que você direcione o seu pensamento para um único assunto. Além disso você deve:

1. Estabelecer um objetivo;
2. Ter clareza do que quer atingir com a sua hora de reflexão;
3. Definir o problema ou oportunidade que irá explorar;
4. Não pular imediatamente para a solução antes de explorar todas as facetas da dificuldade ou oportunidade que tem em mãos;
5. Ficar longe de qualquer possível distração, como telefones, mensagens e e-mails;
6. Escrever, digitar ou gravar seus pensamentos assim que possível.

É muito importante que você faça o registro de suas reflexões, é muito fácil que você se esqueça de seus pensamentos assim que voltar para a correria da rotina. Além disso, temos uma tendência maior a nos comprometermos com aquilo que registramos por escrito, é como se assumíssemos um compromisso de cumprir com o nosso planejamento.

E você, tem dedicado tempo para pensar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s