Desenvolver pessoas – um papel da liderança!

Eu imagino que muitos de vocês ao ler o título desse post podem pensar que estou equivocado, afinal desenvolver pessoas é um papel da área de recursos humanos e você, como líder na sua área, já possui diversas outras atribuições.

Infelizmente devo insistir nesta afirmação: nós, líderes, devemos focar nossos esforços em desenvolver pessoas. Quando não estamos fazendo isso, simplesmente não estamos liderando. Cada líder exerce um papel fundamental no gerenciamento de talentos, sem a atuação direta da liderança não há muito o que o RH possa fazer.

Um grande gestor é aquele que consegue maximizar a contribuição de um colaborador para empresa, através do seu desenvolvimento e engajamento.

Existe um papel importante exercido pelos programas de treinamento formais, porém uma grande parte do processo de desenvolvimento de um profissional ocorre através dos desafios que ele tem a oportunidade de enfrentar na sua função, da orientação e do feedback recebidos de seu líder, dessa forma, o líder direto é um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento de um colaborador.

Ninguém quer trabalhar com um líder que não se interessa por criar oportunidades para o seu desenvolvimento, aprofundamento de suas habilidades, desenvolvimento de novas competências e que não valide as suas contribuições. Portanto, quando o gestor não foca no desenvolvimento da sua equipe, ele também está contribuindo para o aumento do turnover.

Para mim, facilitar o desenvolvimento de pessoas deveria ser uma competência inegociável para qualquer líder. Afinal, na minha opinião, um líder excelente é aquele que consegue recrutar e desenvolver uma equipe com profissionais melhores do que ele mesmo.

Segundo uma matéria publica na Harvard Business Review, existem duas perguntas que todo líder deveria responder:

“Como conseguir uma excelente performance da minha equipe, enquanto os ajudo a se desenvolverem?”

“Como podemos aproveitar os pontos fortes, interesses e paixões dos colaboradores para gerar valor para empresa?”

Ao responder essas duas perguntas, o líder conseguirá conectar a performance da empresa com os objetivos de desenvolvimento de seus colaboradores e assim atingir uma performance superior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s