Ter as pessoas certas a bordo é a melhor estratégia para qualquer empresa

Após todos esses anos atuando como líder em grandes corporações, posso dizer que concordo com a afirmação de Cláudio Fernández-Aráoz, um dos maiores especialistas globais em decisões de contratação e promoção de pessoas e autor do livro: “Grandes decisões sobre pessoas”, quando ele diz que escolher as melhores pessoas é tão ou mais importante que a estratégia de uma empresa.

 

Concordar com Fernández-Aráoz não é difícil, basta lembrarmos que por trás de toda grande organização o que encontramos são pessoas, portanto a capacidade de lidar com elas é um fator decisivo de sucesso.

 

Líderes têm em suas mãos a oportunidade de gerenciar esse recurso fundamental para o sucesso das empresas: as pessoas. Saber lidar com pessoas e tomar decisões assertivas sobre quem deverá ocupar cada posição na sua equipe é um fator determinante para que o líder possa exercer a gestão com resultados.

 

Escolher pessoas é muito difícil. Escolhê-las bem é terrivelmente difícil.”
– Jack Welch

 

O desafio de recrutar as pessoas certas é muito maior do que parece. Pode fazer sentido imaginar que ter em sua equipe as pessoas mais qualificadas, com um altíssimo QI e com habilidade para aprender rápido e facilmente é o melhor caminho.

 

Acontece que existem diversos outros fatores mais relevantes que determinam a performance de uma pessoa do que a sua qualificação. Não estou dizendo que qualificação profissional não seja relevante, quero apenas destacar que este não deve ser o único fator levado em conta, nem o fator decisivo para uma contratação ou nomeação.

 

Angela Lee Duckworth, revela em seus estudos que existe um fator comum as pessoas que alcançam resultados excepcionais, e esse fator é a DETERMINAÇÃO em relação a objetivos de longo prazo.

 

Pessoas determinadas trabalham duro e alcançam a alta performance não por um dia, ou uma semana, mas constantemente, buscando tornar os seus objetivos uma realidade. A diferença é que as pessoas determinadas desenvolvem suas carreiras (e suas vidas pessoais) como se fosse uma maratona e não uma corrida de velocidade; e por isso não desanimam facilmente e entregam resultados consistentes.

 

Por esse um motivo, se eu pudesse dar conselho sobre recrutamento e seleção de pessoas para os meus colegas líderes, eu diria: “procure por pessoas determinadas, que se comprometem com objetivos de longo prazo, elas irão entregar resultados surpreendentes.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s