Após todos esses anos atuando como líder em grandes corporações, posso dizer que concordo com a afirmação de Cláudio Fernández-Aráoz, um dos maiores especialistas globais em decisões de contratação e promoção de pessoas e autor do livro: “Grandes decisões sobre pessoas”, quando ele diz que escolher as melhores pessoas é tão ou mais importante que a estratégia de uma empresa.
Concordar com Fernández-Aráoz não é difícil, basta lembrarmos que por trás de toda grande organização o que encontramos são pessoas, portanto a capacidade de lidar com elas é um fator decisivo de sucesso.
Líderes têm em suas mãos a oportunidade de gerenciar esse recurso fundamental para o sucesso das empresas: as pessoas. Saber lidar com pessoas e tomar decisões assertivas sobre quem deverá ocupar cada posição na sua equipe é um fator determinante para que o líder possa exercer a gestão com resultados.
“Escolher pessoas é muito difícil. Escolhê-las bem é terrivelmente difícil.”
– Jack Welch
O desafio de recrutar as pessoas certas é muito maior do que parece. Pode fazer sentido imaginar que ter em sua equipe as pessoas mais qualificadas, com um altíssimo QI e com habilidade para aprender rápido e facilmente é o melhor caminho.
Acontece que existem diversos outros fatores mais relevantes que determinam a performance de uma pessoa do que a sua qualificação. Não estou dizendo que qualificação profissional não seja relevante, quero apenas destacar que este não deve ser o único fator levado em conta, nem o fator decisivo para uma contratação ou nomeação.
Angela Lee Duckworth, revela em seus estudos que existe um fator comum as pessoas que alcançam resultados excepcionais, e esse fator é a DETERMINAÇÃO em relação a objetivos de longo prazo.
Pessoas determinadas trabalham duro e alcançam a alta performance não por um dia, ou uma semana, mas constantemente, buscando tornar os seus objetivos uma realidade. A diferença é que as pessoas determinadas desenvolvem suas carreiras (e suas vidas pessoais) como se fosse uma maratona e não uma corrida de velocidade; e por isso não desanimam facilmente e entregam resultados consistentes.
Por esse um motivo, se eu pudesse dar conselho sobre recrutamento e seleção de pessoas para os meus colegas líderes, eu diria: “procure por pessoas determinadas, que se comprometem com objetivos de longo prazo, elas irão entregar resultados surpreendentes.”