Com certeza, no meu papel de líder, eu me preocupo muito com a minha capacidade de comunicação, afinal, comunicação é um dos pilares fundamentais da liderança.
Porém, muitas vezes, focamos demais na nossa habilidade de falar e pouco na nossa habilidade de ouvir. Muitas pessoas irão se impressionar se você souber posicionar bem o seu discurso, mas tenha certeza de que as pessoas certas irão se impressionar mesmo, é com a sua capacidade de ouvir.
Michael Beer, professor emérito da Harvard Business School, diz que os líderes devem FAZER, SER e SABER para transformar organizações.
Uma das coisas que ele afirma que um líder deve fazer é investigar a qualidade da direção em que sua organização está indo e as barreiras para implementar a mudança. Para isso é preciso que o líder esteja disposto a ouvir a verdade e aprender, não apenas assumir atitudes defensivas.
Para poder aprender, o líder precisa escutar mais do que falar. Escutar seus subordinados, colaboradores na linha de frente do negócio, gestores de outras áreas, parceiros, clientes econcorrentes, todos eles detêm informações valiosas e quando estimulados pelas perguntas certas e escutados com atenção, podem ajudar a resolver grandes desafios.
Grandes líderes sabem que conhecimento e sabedoria são adquiridos ao escutar e não ao falar. Na era da comunicação instantânea todos parecem estar desesperados para compartilhar o que pensam, mas falham em dar o devido valor ao pensamento dos outros.
Muitos falham em entender o real propósito da comunicação, que não está apenas em transmitir uma mensagem, mas sim em engajar, e para isso é preciso ouvir, só assim é possível criar conversas significativas.
Pergunte para as pessoas a sua volta como você poderia se tornar um líder melhor e ESCUTE a resposta.
E para você, saber ouvir é importante? O que tem feito para melhorar essa habilidade?