Propósito de empresa – o que isso significa para um líder?

Estava lendo um artigo muito interessante no Blog da HSM que falava sobre a felicidade dos colaboradores como um diferencial competitivo para as empresas.

http://hsmeducacaoexecutiva.com.br/artigos-expo-2016/felicidade-vantagem-competitiva-que-ainda-nao-esta-nos-livros-2/

Não tenho dúvidas de que funcionários mais felizes são mais produtivos, criativos e consequentemente geram um diferencial competitivo. E que é, em grande parte, um papel do gestor garantir essa felicidade.

O artigo também destacava a importância do papel do líder nesse contexto, falava em como desenvolver uma liderança mais humanizada e que acima de tudo proporcionasse o real engajamento das pessoas através da convergência entre o propósito da empresa e os propósitos individuais dos colaboradores.

Até ai tudo certo, mas será que todos os líderes possuem clareza de qual é o propósito de sua empresa? Ou ainda, será que todas as empresas têm um propósito bem definido?

Nós escutamos a cada dia mais que as empresas precisam ter um propósito. Que é esse propósito que atraíra e reterá a força de trabalho e também os clientes. Mas o que significa ter um propósito?

O propósito de uma empresa deve enfatizar como ela conduzirá seus negócios e como ela deve ser. Deve destacar não apenas a importância de servir aos clientes ou entender suas necessidades, mas sim de se colocar no lugar deles.

O propósito certamente é um fator motivacional, pois ele conecta não apenas as mentes das pessoas, mas também suas emoções. Ele inspira todos os colaboradores a fazerem um bom trabalho, pois deixa claro qual o impacto do trabalho deles nas vidas de outras pessoas.

Peter Drucker diz: “ Se nós queremos saber o que uma empresa é, nós temos que começar com o seu propósito. E o propósito deve estar fora do negócio em si, ele deve estar na sociedade, já que uma organização é parte da sociedade.”

Esse post tem a intenção de provocar uma reflexão: “você no papel de líder sabe qual é o propósito da sua empresa?”

Se a reposta for não, é hora de parar e repensar toda a sua liderança, afinal se temos certeza que o propósito de uma empresa é um fator essencial para engajar os colaboradores e que a atuação deles é um grande diferencial competitivo, é preciso dedicar tempo e atenção para entender com clareza qual o propósito da sua empresa.

A segunda reflexão é: “você como líder consegue conectar o propósito da empresa com o propósito individual de cada colaborador?”

Essa é uma tarefa que requer dedicação do líder para conhecer e acompanhar de perto a sua equipe. Comunicação é a competência chave para garantir que o líder consiga fazer essa conexão e engajar os colaboradores com o propósito da empresa e consequentemente com o seu trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s