Accountability Pessoal

Como os gestores podem ajudar sua equipe a gerar resultados

“Acusar os outros pelos próprios infortúnios é sinal de falta de educação. Acusar a si mesmo mostra que a educação começou. Não acusar nem a si nem aos outros mostra que a educação está completa.” – Epíteto de Frígia (55-155), filósofo greco-latino

O sonho de todo líder é ter em sua equipe colaboradores que vão além de suas responsabilidades. Que fazem o que é preciso para alcançar os resultados, que mostram iniciativa e realmente se sentem donos de seus projetos, processos e problemas. Eu chamo esse tipo de pessoas de Accoountable, pessoas que pegam para si a responsabilidade de gerar resultados.

A grande questão que permanece é como desenvolver  a virtude da Accountability nas equipes?Como exercer uma gestão com foco em resultados?

O primeiro passo é garantir que o ambiente de trabalho em que sua equipe está inserida é um ambiente compatível com a Accountability.

Quando o ambiente de trabalho é propício a Accountability ela irá florescer e se disseminar entre as pessoas, porém quando não é, as poucas pessoas que pegam para si a responsabilidade irão se sentir sobrecarregadas, injustiçadas e com o tempo vão mudar de postura ou de emprego.

O que um líder precisa fazer para construir um ambiente de trabalho Accountable e focar seus esforços em gerar resultados:

Definir funções e metas com clareza  e visão do todo: quando as pessoas tem clareza do seu papel e do impacto do seu trabalho no todo elas se sentem mais seguras para realizar suas funções e identificar problemas e necessidades, expandindo naturalmente o alcance do seu trabalho para atingir o objetivo maior da empresa.

Baixa tolerância a desculpas: líderes de um ambiente Accountable não podem tolerar desculpas. Não aceitar desculpas passará para sua equipe a mensagem de que eles devem procurar a liderança para reportar alternativas de soluções e não problemas.

Focar a energia no que realmente importa: não estimular a equipe a procurar culpados para os problemas, mas sim a encontrar alternativas e soluções, isso ajudará a construir um time em que todos assumem a responsabilidade por gerar resultados.

Responsabilidade pelos resultados: cada membro da equipe deve ser responsável por seus resultados individuais e também entender o seu papel como membro do time e responsável pelo resultado coletivo.

Transparência: é fundamental um ambiente de trabalho transparente, em que a equipe está acostumada a dar e receber feedback, sugerir alternativas e fazer correções de curso sempre que necessário.

Autonomia e Suporte: A maioria dos problemas possui diversas respostas e caminhos para serem solucionados, portanto é preciso que os líderes ofereçam autonomia para suas equipes para que possam resolver os problemas e agir de forma Accountable. Dar suporte a sua equipe é a chave para o sucesso, no lugar de simplesmente  dizer o que todos devem fazer, deixe que sua equipe tome suas próprias decisões, com o seu apoio e direcionamento. Dessa forma as pessoas desenvolverão suas habilidades, auto-confiança e sentimento de dono.

Foco no desenvolvimento: uma organização Accountable está em constante desenvolvimento. As pessoas devem reconhecer o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, o que sabem e o que precisam desenvolver.

Feedback: Em um ambiente Accountable os líderes devem focar em dar feedback constante para suas equipes. Quando as pessoas assumem um nível altíssimo de responsabilidade por gerar resultados elas buscam constantemente por feedback, pois entendem essa prática como uma oportunidade para se desenvolver. Por isso uma organização Accountable deve estabelecer diversas formas de avaliar e dar feedback para seus colaboradores.

Quais dessas práticas estão presentes no seu ambiente de trabalho?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s