liderança

Por que um líder precisa ter senso de humor?

Pessoas são únicas e portanto possuem características, personalidades e estilos diferentes. Não estou aqui para dizer que todos os líderes que conheço possuem um incrível senso de humor, mas posso afirmar que essa sempre foi uma característica do meu estilo de liderança e os resultados tem sido recompensadores.

O primeiro ponto importante que gosto de destacar é que o senso de humor anda lado a lado com a humildade, outra característica fundamental de um grande líder. A humildade permite que o líder saiba reconhecer seus pontos fracos e montar uma equipe de pessoas tão ou mais competentes que ele mesmo, já o senso de humor ajuda o líder a criar o clima adequado para minimizar o stress e manter essa grande equipe coesa e engajada.

Estas duas características básicas, que não são ensinadas em nenhuma escola de negócios e são frequentemente ignoradas por muitos líderes, são importantes para que o líder mantenha os pés no chão e seu próprio ego sob controle.

É claro que junto com o bom humor deve vir o bom senso, cuidado com o tipo de piada e sobre quem, satirize a você mesmo, mas não indico fazer isso com membros da sua equipe, existe hora e lugar para tudo. Porém, começar uma reunião tensa com um pouco de bom humor ajudará a trazer mais leveza para o ambiente.

O bom humor desarma as pessoas, melhora o humor de todos e diminui o fator intimidante que muitos líderes têm em relação à sua equipe, isso abre o caminho para transparência e para feedbacks e trocas de informações mais sinceras.

Nos momentos de crise o bom humor também ajuda, já que ele alivia a tensão e permite que você e sua equipe consigam tomar melhores decisões sob pressão. Na hora de dar más notícias, um bom mix de bom humor e bom senso são infalíveis.

Outro benefício de ter um bom senso de humor, que não pode ser neglicenciado por nenhum líder, é que ele ajuda a edificar equipes, quando as pessoas riem e se divertem juntas, elas também desenvolvem um senso de comunidade, elas criam histórias em comum (lembram da JEEP ? ….rs) e isso ajudará a construir equipes mais coesas, colaborativas e criativas, o bom humor é um grande aliado da criatividade e encoraja as pessoas a compartilharem suas ideias inovadoras, pois sentem que estão em um ambiente seguro.

Além disso, a probabilidade de sua equipe lembrar de algo que você disse, quando isso foi feito utilizando histórias bem humoradas, é muito maior. Pessoas se lembram e se envolvem com histórias, ainda mais quando elas são contatas de maneira agradável e bem humorada.

E você, como reage nos momentos de crise? O bom humor faz parte das pautas das reuniões com a sua equipe?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s