“Todos vivemos sob o mesmo céu, mas nem todos temos o mesmo horizonte.” – Konrad Adenauer
As empresas que possuem “sonhos” maiores que outras, inovam mais do que as outras. Em algumas situações o tamanho importa e na hora de sonhar e traçar metas e objetivos com certeza quanto maior, melhor.
Ao falar de liderança, minha experiência me mostra que são os líderes mais ambiciosos, que sonham grande, que fazem a diferença nas organizações. Grandes desafios sempre me motivaram e eu sempre utilizei o poder de uma meta bem estabelecida, de um grande sonho compartilhado para motivar a minha equipe.
Sonhar é uma responsabilidade da liderança, assim como compartilhar esse sonho com o seu time, pois essa é a única maneira de inspirar as pessoas a fazerem o seu melhor.
Na Jeep sonhamos alto, em um momento de crise no mercado nossa meta foi criar uma rede com mais de 200 concessionárias exclusivas e essa meta não para de crescer. Foram 160 aberturas em menos de 1 ano, enquanto no período o setor pode fechar até 1.000 concessionárias.
Um dos papéis do líder é despertar a ambição na sua equipe. A ambição muitas vezes é confundida com ganância e por isso é vista como algo negativo. É função do líder clarificar a diferença entre ambição e ganância e ajudar sua equipe a desenvolver a ambição – grande combustível para a equipe buscar e alcançar metas cada vez mais desafiadoras.
As pessoas ambiciosas se sentem capazes de se tornarem as melhores em suas funções. O primeiro passo é querer ser o melhor e se comprometer com isso. A ambição de conquistar os sonhos é um grande fator motivacional para dar sempre o melhor de si.
Qual o sonho da sua empresa? Ele é compartilhado com toda a empresa?