liderança

Comunicação Estratégica: Grandes lições de liderança aprendidas com Angelo Dundee

Angelo Dundee, mundialmente conhecido por ser técnico do famoso lutador de boxe Muhammad Ali, nos ensina uma grande lição sobre liderança: como saber se comunicar de maneira estratégica para influenciar as pessoas ao seu redor?

Dundee era reconhecido por se conectar de uma maneira única com os lutadores de boxe e edificar de uma forma incrível a autoconfiança desses lutadores. Ele “roubava”, dos lutadores que treinava, a sua insegurança e fazia com que os lutares se sentissem invencíveis, ao mesmo tempo que, polia suas habilidades no ringue.

Líderes precisam ser pessoas com antoconfiança, e mais do que isso, precisam disseminar essa confiança por toda a organização. Dundee sabia fazer isso muito bem, e mais do que isso, sabia se articular de forma política para fazer com que um grande campeão como Muhammad Ali fosse capaz de ouvir e fazer o que ele dizia.

Para fazer isso, um líder precisa se conectar com os indivíduos em um nível quase que pessoal, precisa falar de forma que aquilo que diz seja relevante e significante para os outros. Só assim conseguirá influenciar as pessoas para que façam o que devem fazer.

Podemos tomar como exemplo o caso do lutador Johnny Holman, um dos lutadores treinados por Dundee. Ele não tinha uma grande carreira, mas Dundee descobriu que o que ele realmente queria na vida era ter uma casa com persianas. O que ele fez? Certa vez quando Holman estava perdendo uma luta, ele gritou da lateral do ringue: “Esse cara está roubando a sua casa e arrancando as persianas.” Holman venceu a luta por nocaute técnico.

É exatamente isso que um líder precisa fazer, descobrir as reais motivações de cada um na sua equipe e saber articular sua comunicação para obter a melhor performance dessas pessoas.

Com Ali não foi diferente, Dundee entendeu que a forma de desenvolve-lo era sendo político o suficiente e deixando seu próprio ego de lado, para permitir que ele lutasse com seu próprio estilo. Além disso, sempre usava a comunicação de forma estratégica para conseguir o que queria.

Ali, apesar de ser um grande lutador, possivelmente o melhor de todos os tempos, tinha o problema técnico de deixar a sua guarda baixa, isso fazia com que “apanhasse” muito mais do que o necessário. Dundee sabia que bater de frente e tentar obrigar Ali a mudar o seu estilo seria uma tarefa frustrante e pouco produtiva.

Foi neste cenário que Dundee desenvolveu uma técnica de comunicação estratégica memorável, ele passou a dar feedback positivo para Ali sobre a sua evolução em relação a defesa. Após cada luta elogiava a forma como Ali estava lutando com a “guarda mais alta”, mesmo quando ele não fazia isso.

Essa estratégia fez com que Ali passasse a lutar com a “guarda alta”, pois ele passou a acreditar que ele mesmo estava melhorando o seu estilo de luta, sem receber críticas ou instruções externas.

No seu dia a dia como líder, como você poderia se comunicar de forma mais estratégica? Edificando a confiança da sua equipe, inspirando e fazendo com que eles façam o que precisa ser feito?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s