Bom humor no trabalho

Como o bom humor pode te tornar um líder melhor!

O bom humor e a leveza nas relações de trabalho são uma marca registrada do meu estilo de Liderança. Ao longo da minha carreira como gestor pude constatar que esse é um grande diferencial para engajar as pessoas e potencializar o meu poder de comunicação e influência como líder.

O foco de qualquer liderança deve ser superar as metas e atingir os melhores resultados para a empresa, sempre tive muita clareza do meu papel de líder e de como iria inspirar a minha equipe a atingir os melhores resultados, o bom humor sempre fez parte da minha estratégia.

A pressão por resultados pode tornar o ambiente de trabalho muito sério e até mesmo estressante. O bom humor não deveria ser considerado uma distração, pelo contrário, é a melhor receita para uma empresa de sucesso e um ambiente de trabalho mais feliz.

Algumas ideias simples, que você pode agregar ao seu estilo pessoal de liderança, para aumentar a leveza e o bom humor:

  1. Energize as pessoas: Quando você notar que seu time está desmotivado, o bom humor é uma excelente ferramenta para aumentar a energia das pessoas e manter todos ativos. “Arrancar” alguns sorrisos das pessoas com piadas, frases engraçadas e até mesmo ironia, criará uma grande conexão entre sua equipe e você. Vale lembrar que as piadas jamais devem ser ofensivas ou direcionadas a alguém da equipe.
  2. Crie memórias: Sempre que for preciso que sua equipe lembre-se de algo importante, encontre uma maneira engraçada de explicar isso. O riso libera endorfina, hormônio que ajuda na memorização.
  3. Quebre a tensão: Em momentos de conflito, quando os ânimos estão exaltados, o bom humor e a leveza podem ajudar a quebrar a tensão. Isso fará com que as pessoas se desconectem um pouco do problema, possam respirar e pensar em soluções para o conflito com mais calma.
  4. Conquiste as pessoas: em geral, levamos o trabalho muito a sério. Um grande líder não precisa ser rude para ser respeitado. Ninguém gosta de conviver em um ambiente hostil. Esse tipo de atitude apenas gerará problemas. Permita que seu time relaxe e se divirta, sem perder o foco na produtividade.
  5. Faça as pessoas se sentirem bem: Em seu livro Laff it Off , George Wallace ressalta os benefícios do riso:
    1. Reduz a pressão sanguínea;
    2. Trabalha os músculos do estômago;
    3. Libera analgésicos naturais no sangue;
    4. Reduz os níveis de stress.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s