Transparência

Transparência: sua equipe pode falar francamente com você?

Um dos pilares da liderança é a comunicação, lideres precisam se comunicar para que possam influenciar suas equipes e assim conquistar resultados. O que muitos líderes esquecem é que comunicar-se não significa apenas falar, mas também implica em ouvir sua equipe.

Quando falamos que um líder precisa saber ouvir, precisamos voltar um passo na conversa e nos indagar se existe uma relação de transparência entre o líder e a sua equipe. Saber se, em primeiro lugar, a equipe se sente confiante e motivada para se comunicar com esse líder.

Muitos líderes não entendem que suas ações ditam o tom para a cultura da empresa e consequentemente para o nível de confiança e também engajamento dos colaboradores. Quem irá falar para um gestor algo que ele não quer ouvir, se pensar que pode ser punido por falar o que acredita?

Se o gestor não estiver atento a isso ele pode assumir um estilo de liderança perigoso, no qual ninguém irá falar para ele o que ele mais precisa ouvir ou desafiar suas ideias preconcebidas de como as coisas devem ser feitas.

Algumas vezes, como líderes, nós precisamos nos forçar a ouvir o que não queremos, para criar um canal de comunicação transparente e em alguns casos poder identificar erros que a empresa está cometendo ou comportamentos nossos que podem estar prejudicando a equipe e por consequência o relacionamento com os clientes.

Depois que tivermos certeza que o nosso comportamento cria um ambiente favorável para comunicação, precisamos nos preocupar se realmente sabemos escutar.

Escutar implica em um trabalho intelectual, pois após ouvir é preciso interpretar, avaliar e compreender a mensagem. Para desenvolver suas habilidades como ouvinte:

  1. Identifique qual a sua motivação ou intenção em relação a conversa;
  2. Evite julgamentos iniciais;
  3. Resista as distrações como e-mails, telefonemas e até mesmo outros pensamentos e preocupações que possam vir a mente;
  4. Aguarde antes de responder. Analise, compreenda, depois emita as suas opiniões e respostas;
  5. Cheque se você realmente entendeu o que foi falado, diga a sua conclusão sobre o assunto e verifique se era isso que o colaborador realmente queria dizer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s