Um dos pilares da liderança é a comunicação, lideres precisam se comunicar para que possam influenciar suas equipes e assim conquistar resultados. O que muitos líderes esquecem é que comunicar-se não significa apenas falar, mas também implica em ouvir sua equipe.
Quando falamos que um líder precisa saber ouvir, precisamos voltar um passo na conversa e nos indagar se existe uma relação de transparência entre o líder e a sua equipe. Saber se, em primeiro lugar, a equipe se sente confiante e motivada para se comunicar com esse líder.
Muitos líderes não entendem que suas ações ditam o tom para a cultura da empresa e consequentemente para o nível de confiança e também engajamento dos colaboradores. Quem irá falar para um gestor algo que ele não quer ouvir, se pensar que pode ser punido por falar o que acredita?
Se o gestor não estiver atento a isso ele pode assumir um estilo de liderança perigoso, no qual ninguém irá falar para ele o que ele mais precisa ouvir ou desafiar suas ideias preconcebidas de como as coisas devem ser feitas.
Algumas vezes, como líderes, nós precisamos nos forçar a ouvir o que não queremos, para criar um canal de comunicação transparente e em alguns casos poder identificar erros que a empresa está cometendo ou comportamentos nossos que podem estar prejudicando a equipe e por consequência o relacionamento com os clientes.
Depois que tivermos certeza que o nosso comportamento cria um ambiente favorável para comunicação, precisamos nos preocupar se realmente sabemos escutar.
Escutar implica em um trabalho intelectual, pois após ouvir é preciso interpretar, avaliar e compreender a mensagem. Para desenvolver suas habilidades como ouvinte:
- Identifique qual a sua motivação ou intenção em relação a conversa;
- Evite julgamentos iniciais;
- Resista as distrações como e-mails, telefonemas e até mesmo outros pensamentos e preocupações que possam vir a mente;
- Aguarde antes de responder. Analise, compreenda, depois emita as suas opiniões e respostas;
- Cheque se você realmente entendeu o que foi falado, diga a sua conclusão sobre o assunto e verifique se era isso que o colaborador realmente queria dizer.