accountability

Accountability Pessoal: uma virtude indispensável

Por muitos anos ouvimos o discurso de que as pessoas eram o maior patrimônio de uma empresa, depois percebemos que esta frase estava incompleta e a palavra de ordem passou a ser: as pessoas certas são o maior patrimônio de uma empresa. Hoje, eu tenho certeza que a frase mais correta é: as pessoas accountable são o maior patrimônio de uma empresa.

Ser accountable significa pegar para si a responsabilidade e gerar respostas com resultados. Na prática, as pessoas accountable são aquelas que não perdem tempo procurando por culpados, depositando a culpa nas circunstâncias ou dando desculpas para justificar seus erros e atrasos, elas focam em procurar caminhos para resolver o problema e minimizar o seu impacto.

Accountability é uma virtude, portanto não nascemos com ela, é preciso que seja desenvolvida ao longa vida. Pais e educadores representam um papel muito importante no desenvolvimento dessa virtude em crianças e adolescentes. Enquanto os gestores podem ser os grandes responsáveis por desenvolver essa virtude em adultos.

O primeiro passo é reconhecer o nível de Accountability da sua equipe, isto é, quanto da responsabilidade eles assumem e quanto depositam nas circunstâncias. Com esse diagnóstico em mãos, o gestor pode traçar uma estratégia para desenvolver cada um de seus colaboradores.

O segundo passo é feedback sincero e transparente. O gestor não pode tolerar da sua equipe um comportamento de vítima, isto é, que se sintam impotentes frente aos desafios e que depositem nos outros e nas circunstâncias a responsabilidade. O gestor não deve aceitar desculpas e justificativas para tarefas mal realizas e metas não alcançadas, precisa exigir da equipe um posicionamento para reverter a situação e ações consistentes que demonstrem que algo está sendo feito para alcançar os resultados.

É importante que o gestor deixe claro para sua equipe a diferença entre Culpa e Responsabilidade, muitas vezes não temos culpa de algo, mas mesmo assim somos responsáveis. Podemos não ter culpa por uma falha no sistema, mas somos responsáveis por um relatório entregue fora do prazo.

Quando as pessoas entendem essa diferença, passam a agir de maneira diferente e procurar de forma proativa soluções para os problemas.

O terceiro passo é ter certeza que atribui responsáveis para todas as tarefas. No coletivo a responsabilidade se dilui, isto é, se não houver um responsável por determinada tarefa, grande são as chances desta tarefa não ser realizada de forma correta. Você já ouviu o ditado popular que diz: “Cachorro com dois donos morre de fome”? Ele sintetiza muito bem o porquê da importância de atribuir reponsabilidades claras para a sua equipe.

É preciso destacar que Responsabilidade e Accountability são duas coisas distintas, podemos dizer que a Accountability seja uma evolução da responsabilidade.

Responsabilidade é algo externo, precisa ser escrito, lembrado a todo o tempo. Sua equipe pode ser responsável por entregar um relatório no prazo, por exemplo. Você deverá determinar o prazo, o que deve ser entregue e de preferencia cobrar a equipe para que não se esqueçam. Se eles estregarem tudo certo estarão cumprindo com sua responsabilidade.

Já a Accountability, por ser uma virtude, não precisa ser lembrada ou escrita, ela vem de dentro do indivíduo. Utilizando o mesmo exemplo, uma atitude accountable seria um membro da equipe analisar o relatório e perceber que você não solicitou uma informação importante, alertar você disso e já ter a informação disponível caso você precise. Ele não seria cobrado por isso, não era sua responsabilidade fazer essa análise, mas por ter visão do todo e entender a importância do relatório ele foi um passo além, ele foi accountable.

Accountability significa fazer o que precisa ser feito, ir além da sua responsabilidade para entregar os melhores resultados. Por isso, a nova frase que guia as empresas com certeza é: “o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas accountable”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s