autoconfiança

Autoconfiança e Carreira

Para que um gestor possa ter sucesso em sua carreira ele precisa entregar resultados. A autoconfiança influencia diretamente nessa capacidade de conquistar resultados excelentes.

Essa relação acontece, pois para entregar resultados excelentes, é preciso ter um time com os melhores profissionais. Afinal, os resultados de um gestor não são conquistados apenas por ele, mas sim, pelo trabalho de toda a sua equipe.

Para compor um time de profissionais extremamente capacitados e muitas vezes com mais conhecimentos específicos, em uma área, que o próprio gestor, esse gestor precisa ser muito autoconfiante, conhecendo bem os seu potencial de liderança e de conquista de resultados, desta forma não temerá ter um time de pessoas tão competentes, não verá isso como um risco ou ameaça a sua posição.

Além disso,  pessoas autoconfiantes são admiradas e estão dispostas a correr mais riscos, elas entendem que possuem as habilidades necessárias para transpor obstáculos.

Este foi o caminho que trilhei em toda a minha carreira. Obviamente eu não nasci autoconfiante, mas fui edificando essa confiança em meu próprio potencial de realização ao longo da vida. Sempre estive envolvido com esportes, competições e música. Minha família me proporcionou valores sólidos, tenho certeza que essas foram as bases para o meu desenvolvimento pessoal e futuramente profissional no papel de gestor.

Alguns comportamentos podem ajudar no fortalecimento da nossa autoconfiança:

  1. Fique longe da negatividade e agregue a positividade: considere se afastar das pessoas que te colocam para baixo e minam a sua autoconfiança.
  2. Mude sua linguagem corporal e imagem: postura, sorriso, contato visual, falar pausadamente.
  3. Não aceite o fracasso: não desista frente as dificuldades, ter sucesso em condições difíceis irá edificar a sua autoconfiança.
  4. Esteja preparado: estude muito sobre sua área de atuação, se você estiver preparado e tiver conhecimento para lhe dar suporte se sentirá muito mais confiante.
  5. Liste coisas positivas: as vezes parece que tudo está dando errado. Faça uma lista de tudo que você tem orgulho de ter conquistado na vida, assim saberá do que é capaz e manterá a sua autoconfiança em tempos difíceis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s