Gestão com Resultado

Mergulho de 100 dias

Um gestor, para liderar uma equipe de maneira coerente, precisa conhecer muito bem a empresa, sua cultura, seus valores, o mercado em que está inserida, como acontecem as relações dentro e fora da empresa.

Erra o gestor, que ao chegar em uma nova empresa, não faz a sua lição de casa, não mergulha fundo para entender qual a realidade da empresa e da equipe que estará liderando.

Eu, por exemplo, sempre que entro em uma nova empresa ou em um novo projeto, faço um mergulho de 100 dias. São 100 dias em que me dedico a fazer um diagnóstico ativo da organização ou do projeto que irei liderar. Esse exercício exige transparência total, preciso ir fundo para obter as informações que não são entregues no “manual de integração”, isto é, as informações padrão que a empresa irá disponibilizar para o seu novo gestor.

Durante esses 100 dias me dedico a entender como os clientes percebem a marca, como se relacionam com ela, quem são os parceiros, qual a relação com cada um deles, só então faço um plano estratégico e por fim um plano ação.

O sucesso desse plano estratégico e futuramente do plano de ação está diretamente relacionado com as informações coletadas durante esse período de investigação e preparação.

Após esse período o foco é na execução, é preciso uma disciplina inegociável para executar bem o que foi planejado. Segundo Sir Michael Rake, chairmain da BT Group Plc, mais empresas falham na execução do que na estratégia.

Portanto, é o preciso foco e atenção às métricas para garantir que a execução está nos levando para o lugar desejado. É preciso executar e medir, analisando os resultados e tomando medidas corretivas sempre que necessário.

E você, como se prepara para um novo desafio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s