Comece_com_porque

A importância da Visão Compartilhada

Na gestão com resultados os líderes assumem o papel de facilitadores de resultados, eles precisam traçar a melhor estratégia para ir além de suas metas e executar essa estratégia através do seu time. Mas como garantir que a execução será perfeita e que o time se dedicará a seguir a estratégia para alcançar os resultados?

Em qualquer bibliografa sobre gestão de pessoas ou liderança você encontrará um ponto em comum, líderes são influenciadores. Influenciar significa fazer com que as pessoas façam de boa vontade e bem feito, aquilo que normalmente não fariam.

Uma das melhores estratégias para que um líder possa influenciar sua equipe, inspirando as pessoas a trabalharem em sinergia para conquistarem um excelente resultado, é através de uma visão compartilhada, isto é, um propósito único e comum à todos.

Pessoas, para que possam atingir o seu melhor, precisam se sentir inspiradas e motivadas, precisam perceber que fazem parte de algo maior e que seu trabalho tem propósito dentro e fora da empresa. É missão do líder compartilhar com a equipe esse senso de propósito e pertencimento, criando uma visão única e compartilhada entre todos.

O especialista em inovação Simon Sinek ensina uma grande lição para os líderes neste quesito. Autor do livro “Start With Why”, Simon recomenda que os líderes respondam a seguinte pergunta: “Por que fazem o que fazem?” e pensem, ajam e se comuniquem com base nisso. Os colaboradores só serão inspirados se acreditarem no que a empresa acredita.

Uma mudança na forma de se comunicar do líder pode ajudar muito nesse processo. Comece explicando para a sua equipe o “porquê” devem fazer algo, como aquele trabalho se relaciona com os objetivos daquela pessoa na empresa, como se relaciona com o departamento e com a empresa como um todo. Depois comunique o “como”, como esse trabalho deve ser realizado, quais são os processos e as expectativas da empresa em relação a isso. Por fim apresente “o que”, a tarefa específica que a pessoa deverá realizar.

Esse modelo faz sentido para você? Poderia passar a fazer parte do seu da sua estratégia de gestão?

Um comentário sobre “A importância da Visão Compartilhada

  1. Caro Sérgio ,sábias palavras ,um líder precisa compartilhar objetivos e metas e através do exemplo ser um motivador de sua equipe ,algumas ferramentas não menos importantes acredito eu,devem ser utilizadas para identificar o perfil de cada colaborador dentro da matriz de alta performance o que irá facilitar que tipo de feed back deve ser utilizado para estimular,direcionar,delegar e orientá-los em busca do alvo,o compartilhamento acelera o engajamento total.

    Forte abraco

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s